Post Content

Você sabia que o sapato de noiva é um acessório tão importante que por isso, nunca deve ser comprado antes da escolha do vestido de noiva?  O vestido sempre vem em primeiro lugar, todo o resto deve girar em torno dele, inclusive o sapato.

Confira abaixo algumas dicas quanto a altura e modelo .

saltos dos sapatos

Confira altura ideal para seu sapato de noiva

– A barra do vestido deve ser feita na altura do salto que você escolher. Por isso, é importante adquirir o sapato com antecedência, para que seja feito esse ajuste.

– Na hora da compra verifique atentamente se a numeração escolhida é adequada para seu conforto. Para isso, experimente sempre um numero acima ou um baixo do escolhido para ter certeza da numeração mais confortável.

– Para as noivas a melhor escolha sempre é o sapato revestido de cetim, além de o tecido ser mais confortável, combina muito bem com qualquer tecido ou bordado que tenha no vestido.

– Não esqueça que o sapato de tecido branco é muito delicado, o ideal é que a noiva tenha meias soquetes para usar durante as provas, assim o calçado fica limpo e novinho para o grande dia!

– Se a diferença de tamanho entre a noiva e o noivo é pouca, deve-se tomar cuidado não só com o tamanho do salto, mas com o penteado escolhido. As vezes o penteado, o arranjo e até o véu aumentam alguns centímetros, portanto, cuidado!

– Alguns sapatos/sandálias possuem tamanhos de saltos diferentes. Os mais usados pelas noivas são 5cm, 7cm e 9cm. Lembre-se que o uso do sapato ou sandália depende de muitas variáveis. O tempo, o lugar, o vestido e a preferência da noiva, claro!

– Normalmente casamentos realizados em chácaras, sítios, praia, lugares abertos, na luz do dia ou em climas quentes, caem muito bem com o uso da sandália. Já casamentos em lugares fechados, o uso de um vestido mais glamouroso cheio de detalhes, pedrarias e bordados pedem o uso de algo mais sofisticado, no caso, o sapato.

– Caso a noiva escolha casar-se com uma sandália, o ideal é que ela dê preferência a modelos mais fechados. Além de serem mais bonitos, dão melhor firmeza e a chance de machucar o pé depois de algumas horas é bem menor.

– Hoje em dia quase não se usa mais sapatos encapados com o mesmo tecido do vestido, o sapato é um acessório de complementação do vestido e não uma continuação do mesmo.

– Não esqueça que tanto o sapato de noiva, como o arranjo, o cabelo, os acessórios e a maquiagem devem estar dentro de uma harmonia natural. Ex: se a noiva optou por um vestido simples, sem muitos detalhes, deve estar ciente que todas as outras “peças” têm que seguir a mesma linha.

– Salto muitas vezes não indica conforto, preste atenção na forma do sapato. As pessoas têm pés diferentes, o que não machuca para alguém pode machucar para você. Por isso, procure o tipo de sapato que você já está acostumada a usar no seu dia a dia. Se está acostumada com salto alto, use salto alto! Se nunca se acostumou com sapato fechado não ache que vai ser no “grande dia” que vai se acostumar.

sapato-de-noiva

Sapato de Noiva | Crédito: Alessandro Varela

– Cuidado com calçado certinho demais no pé. Lembre-se que após algumas horas em pé, o pé tende a inchar e o que estava certinho passa a apertar e machucar o pé. Neste caso, prefira uma numeração que fique mais larguinha com uma ½ palmilha.

– Tanto o couro quanto o tecido tendem a se moldar ao pé. Por isso, uma boa dica é ficar com o sapato no pé dias antes do primeiro uso; andando em um carpete ou mesmo sentada vendo televisão.

– O antiderrapante é item obrigatório não só para a noiva, mas para todas que vão para o altar. Para quem não sabe, o famoso “tapete vermelho” é super escorregadio. Além disso, qualquer uma corre o risco de escorregar em um líquido ou um docinho que venha a cair no chão.

– Na hora de escolher o calçado, fique atenta ao tecido usado na barra do vestido longo. Se este for muito fino e delicado, um calçado com strass pode desfiar a barra.

– A noiva que optar pelo uso da meia fina deve adquirir mais um par como garantia. Muitas noivas, com o nervosismo, acabam desfiando a meia na hora de vestir.

sapato-de-noiva

Crédito: Patricia Figueira

– Se a noiva optou por um vestido curto então a atenção com o sapato ou sandália deve ser redobrada, afinal o sapato ficará tão exposto quanto o vestido. No caso, o salto alto sempre fica mais elegante.

– Quem optou por um vestido na cor off-white deve saber que “quase branco” ainda não é branco, por tanto o ideal é escolher um modelo na cor pérola velvet que combina perfeitamente com o tom do off-white.

– Lembre-se: noiva com o sapato da mesma cor do vestido sempre é mais elegante!

– No caso das debutantes, madrinha, formandas e convidadas: usar o sapato da mesma cor do vestido não é uma regra. O ideal é que o calçado esteja no tom dos acessórios usados e não do vestido.

– Por fim, vista-se de acordo com o que você é! Se você é uma pessoa discreta, use um vestido discreto, um sapato discreto, acessórios e maquiagem discretos, para que você não fique irreconhecível no dia do casamento. Isso serve também para as madrinhas, debutantes, formandas e convidadas.

 

Beijos

 

E mais:

Sapato de Noiva: Saiba como escolher o seu?

 

 

Fonte:Por Rafaella Soares (Diretora de Marketing da Durval Calçados)