Post Content

 

Quando se trata de menu de casamento, você se depara com a preocupação de agradar a todos os convidados e acaba escolhendo as opções tradicionais, sem arriscar muito não é? Porém, o que muita gente não sabe é que existem alguns jeitinhos para escapar ou incrementar o tradicional menu, que vão deixar seus convidados ainda mais satisfeitos.

Se você está com dúvidas em relação a como escolher o menu de casamento e faz questão de fugir do tradicional, delicie-se com essas dicas logo abaixo que preparei para você.

menu-de-casamento

Noivas do Brasil | Créditos: Mauro Stanichesk

Menu de Casamento : opções para todos os gostos

1. Ilha de sushi ou de massas:

As ilhas, além de serem ideias originais para menu casamento, são opções que deixam a festa ainda mais bonita e atraente.

Ilhas com comidas de diferentes países, com sushi, comida chinesa, pratos italianos (massas, risotos e pizzas) são só algumas ideias para você inovar no menu do casamento e deixar todos os convidados babando.

menu-de-casamento

Noivas do Brasil | Créditos: Edno Bispo

menu-de-casamento-2

Menu de Casamento – Ilha de Sushi | Crédito: Pinterest

menu-de-casamento

Menu de Casamento – Sushi | Crédito: Le Blanc Buffet

2. Buffet de sobremesas

Estamos acostumadas a ver buffets de casamento com comida salgada, não é mesmo?

Mas que tal oferecer aos seus convidados queridos um buffet de sobremesas ao invés do tradicional petit gateau (nada contra a essa sobremesa maravilhosa, muito pelo contrário!)? Para as formiguinhas de plantão, esse menu é um prato cheio!

A preferência pela mesas de doces nos casamentos vem ganhando cada dia mais destaque. Literalmente um buffet de doces para todos os tipos, dos tradicionais doces como brigadeiros, aos mais refinados com pistache e até folha de ouro comestível. Uma delicia só!!!

menu-de-sobremesas

Menu de Casamento | Credito: Daniel Siqueira para Brides Week

menu-de-sobremesa

Menu de Casamento | Credito: Daniel Siqueira para Brides Week

casamento-ana-maria-e-eduardo-73

Menu de Casamento | credito: pinterest

3. Comida de boteco

Para os casamentos mais irreverentes e menos formais, uma dica é oferecer um menu com comida de boteco.

Escondidinho, bolinho de bacalhau, fritas, quibe, pastel, esfirra, mini pizzas são apenas alguns exemplos de pratos gostosos e simples, típicos de um bom boteco e de um casamento de dar água na boca. Elas inclusive podem ser servidas em compotas de porcelana, vidro transparente ou coloridas ou até mesmo em pequenas porções individuais. Para beber, ofereça cerveja e caipirinhas de diversos sabores.

menu-de-vasamento

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

menu-de-casamento-7

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

menu-de-casamento-11

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

4. Pratos exóticos

Se a maior parte dos seus convidados for aberto a experimentar pratos exóticos e não tiver frescura para comida, uma sugestão de menu de casamento é um cardápio com pratos diferentes.

Lasanha de carne de javali, risoto de aspargos, salada de frutos do mar são algumas opções. Mas, se você prefere não arriscar em todos os pratos, escolha um menu tradicional e adicione algumas opções diferentes, sempre lembrando de informar aos convidados sobre o que compõe cada prato (com adesivos.

menu-de-casamento-leblancbuffet-noivasdobrasil-3

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

menu-de-casamento-leblancbuffet-noivasdobrasil-1

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

menu-de-casamento-leblancbuffet-noivasdobrasil-2

Menu de Casamento | Comida de Buteco | Credito: Le Blanc Buffet

5. Cardápio Diet

Atualmente, existe um grande número de pessoas com problemas relacionados ao peso, como Diabetes e Hipertensão, por exemplo. E outra porcentagem gigante de pessoas que vivem em dieta e controlando o seu peso para manter a forma. Sendo assim, por que não disponibilizar a seus convidados um menu Diet ou Light?

Arroz integral, saladas incrementadas, peixes, docinhos diet, enfim, o que não faltam são opções Diet e Light gostosas e lindas ao mesmo tempo. Seus convidados se sentirão queridos e sem culpa por ter saído da dieta no seu casamento.

6. Comida típica da região

Um casamento tem muito da personalidade e dos costumes dos noivos e de suas famílias.

O menu pode acompanhar esses costumes, inclusive os regionais. Churrasco no Sul, vatapá e acarajé no Nordeste, feijão tropeiro em Minas Gerais, feijoada no Rio de Janeiro podem fazer do seu casamento uma grande festa típica. Não seria o máximo?

menu-de-casamento-cardapio-zemaria-noronha-noivasdobrasil

De tudo um pouco!! Adoro! Cardápio do Jantar de Zé Maria em Fernando de Noronha | Crédito: Noivas do Brasil

7. Comida caseira

Para os noivos que fazem questão de deixar seus convidados mais à vontade, se sentindo em casa, nada melhor do que oferecer um menu de casamento de comida caseira a eles, não acha? Uma ideia é um jantar à francesa (com os pratos servidos nas mesas) com sopa, arroz, feijão, purê de batatas, strogonoff, panquecas e outros pratos bem caseiros.

Na mesa de doces, ao invés de docinhos finos, coloque bolo de fubá, cuca, bolo de cenoura, cueca virada. Já está com água na boca? Eu tô!  A decoração pode acompanhar essa proposta, com toalhas de mesa de crochê, flores do campo e uma boa dose de aconchego.

Noivas do Brasil | Créditos: Ricardo Cintra

Noivas do Brasil | Créditos: Ricardo Cintra

8. Rodízio

Quem está escolhendo o menu para seu casamento geralmente se depara com o desafio de oferecer um cardápio farto, mas de uma forma diferente do tradicional menu de casamento.

Essa missão não precisa ser impossível, se os noivinhos pensarem na ideia do rodízio (de churrasco, pizzas, massas ou outros). Um rodízio pode não ser uma ideia nova nos restaurantes, mas em um casamento com certeza é!

Noivas do Brasil | Créditos: Mauro Stani

Noivas do Brasil | Créditos: Mauro Stani

 

Então com essas idéias de comidinhas para seu casamento, você vai fugir do tradicional e ainda pegar seus convidados pelo estômago.

Bom apetite!!!

Gostou da Matéria? Comenta 🙂

 

Beijos e Até a próxima!

 

 

O aplicativo da Noivas do Brasil também está disponível gratuitamente na App Store (IOS – iPhone e iPad).