Post Content

O famoso bem-casado é um doce único e o mais tradicional e famoso em festas casamento. Possui vários significados, formas, texturas e recheios. Não se sabe ao certo a origem precisa desta iguaria, mas sabe-se que surgiu na Europa, provavelmente entre os séculos XVIII e XX onde os casamentos sofreram consideradas mudanças e transformações.

É dito que esta iguaria  foi criado segundo o que diz a Bíblia, no livro Gênesis, sobre quando Deus criou o homem e a mulher. Para Deus, ambos, homem e mulher, estão predestinados a se unirem e tornarem-se um só. Esta união de dois seres distintos que se unem em um só, é o que vem a representar o bem-casado.

O bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer paz e prosperidade aos noivos recém-cadados, simbolizando assim, a união e compromisso mútuo entre as partes. De acordo com os costumes, os noivos devem entregar um doce a cada convidado, assim, ambos seriam abençoados com sorte e felicidade em seus casamentos. Para isso, basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida.

Presença mais que obrigatório em casamentos, o bem-casado é uma iguaria bastante peculiar, bem macia de massa leve e recheada tradicionalmente com doce de leite e envolvendo um glacê de açucar. É uma das lembrançinhas mais disputadas pelos convidados que geralmente levam mais de dois para casa.

Com o passar dos anos, o tradicional bem-casado vem ganhando varias formas e recheios e foi se espalhando pelo mundo. Em portugal, esta iguaria tem uma massa um pouco mais densa e apresenta em seu meio camadas de ovos moles. Este ainda é bem presente no Rio de Janeiro , onde a influência portuguesa é bem expressiva. Já em São Paulo predomina-se com o doce-de-leite claro ou escuro.Outro recheio bastante comum é o de leite condensado cozido na própria lata. De qualquer forma, ele é delicioso!

Atualmente você já pode encontrar este delicoso doce com recheios diversos, desde o tradicional doce-de-leite até mesmo com nozes, damasco, limão, chocolate, frutas, côco, baunilha, maracujá, enfim, há para todos os gostos.

[tabs slidertype=”images” auto=”yes”] [imagetab width=”640″ height=”480″]wp-content/uploads/2011/06/bem-casado1.jpg[/imagetab] [imagetab width=”640″ height=”480″]wp-content/uploads/2011/06/bem-casado2.jpg[/imagetab] [imagetab width=”640″ height=”480″]wp-content/uploads/2011/06/bem-casado4.jpg[/imagetab] [/tabs]

Vale salientar que esta iguaria deliciosa vem a cada dia ganhando espaço em comemorações além dos casamentos , como poe exemplo, bem nascidos, bem vividos, bem religiosos, bem formados, corporativo, 15 anos e muitos outros. Sem contar que eles ainda podem vir nas mais variadas embalagens. Desde as mais tradicionais e delicadas com papel crepom, laçinhos de fitas ou fitinhos de cetim às elaboradas e personalizadas. Deve-se calcular entre dois ou três bem-casados para cada convidado. Fica a dica!!!