Post Content
planejamento-financeiro

Planejamento Financeiro – Credito: Edufincar

O planejamento financeiro pode facilitar bastante a vida de qualquer casal. Antes de quebrar a cabeça com funcionários do banco para fazer empréstimos urgentes, analise a situação financeira com a pessoa que está ao seu lado, ela provavelmente é a sua maior aliada para um bom equilíbrio. Selecionamos neste texto algumas dicas para que isso aconteça de forma bem proveitosa e positiva.

Um casamento estável tem a ver com afinidade, intimidade, cumplicidade. Tudo isso é maravilhoso e extremamente importante. Devem ser cultivados em qualquer relacionamento. Isso não significa dizer que aquilo que envolve dinheiro precisa ser excluído. O planejamento financeiro da vida a dois, nesse sentido, também promove a saúde e a sintonia entre os amados. Vamos deixar um pouquinho de lado as inspirações da ornamentação do casamento e o sonho do vestido de noiva perfeito. Com um bom planejamento, todos seus sonhos irão se realizar!

planejamento-financeiro

Planejamento Financeiro – Credito: Dinheirama

Dicas para o seu Planejamento Financeiro

planejamento-financeiro-3

Exercite o diálogo

Quase tudo que tem a ver com duas ou mais pessoas juntas possui uma palavra-chave, quase mágica: conversar. Ou seja, ouvir o que o outro tem a dizer, ao mesmo tempo que ter segurança e espaço para as suas opiniões. Isso não é nada diferente para o planejamento financeiro.

Lembre-se que o objetivo do planejamento é mudar o que o dinheiro significa para um casal: de um problema ou uma preocupação para algo que dê mais estabilidade – o que traz efeitos benéficos, inclusive, na vida emocional. Se os pares possuem jeitos muito distintos de lidar com o dinheiro, converse bastante para que uma sintonia possa ser encontrada.

Tenha objetivos bem traçados

Muitas vezes, quando alguém escuta a expressão “planejamento financeiro”, só consegue pensar em cortes no consumo, economias drásticas e deixar de fazer o que gosta. Mas olha que legal: a realidade não precisa ser essa. O planejamento também deve levar em conta tudo o que o casal gosta e pretende fazer em sua vida. Por exemplo, se vocês adoram fazer as malas para conhecer novos lugares, que tal separar um dinheiro a cada fim do mês, uma espécie de poupança-viagem?

planejamento-financeiro

Planejamento Financeiro – Credito: iCasei

  1. Objetivos bem delimitados levam a planos bem traçados para atingi-los, principalmente quando isso é feito de forma realista, levando em conta inclusive as mudanças que podem ocorrer.
  2. Ter seus objetivos delimitados, portanto, é algo muito importante para todo o planejamento, principalmente para que ele não acabe se limitando a um corte de gastos.
  3. Planejar às vezes é como cuidar de uma planta. No início você verá pouca vida ali, mas aos poucos, através da paciência, do zelo e do cuidado, ela irá te dar ótimos frutos.

Conheça a dinâmica financeira dos dois

padrao-de-vida-realista

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro, logicamente, vai mudar de casal para casal, a partir de características próprias, como renda por mês e as despesas usuais. É importante que conflitos financeiros não sejam motivos frequentes de aborrecimentos. Por isso é importante sistematizar os gastos comuns, organizar as contas a pagar. De maneira nenhuma significa que o casal precise virar contadores profissionais.

O excesso de preocupação com o dinheiro também pode atrapalhar. É tudo uma questão de bom senso e de equilíbrio. Ter bem claro no que você pode gastar e no que você deve economizar é uma boa forma de evitar quebrar a cabeça com problemas ligados ao aspecto financeiro.

Para começar uma melhor administração financeira na vida amorosa, algumas perguntas são essenciais:

  • Qual o rendimento dos dois por mês e por ano?
  • Quais os maiores gastos atualmente?
  • Quais as maiores necessidades?
  • O que poderia ser interessante para algum dia no futuro, mas não é uma compra essencial para o momento presente?

Além disso, as contas precisam ser entendidas como algo unificado na vida do casal. Isso não significa excluir a individualidade. Ou seja, não obrigatoriamente é preciso fazer uma conta conjunta. Contudo, individualidade é diferente de individualismo. Na segunda opção, não há diálogo nem transparência, o que torna tudo muito mais complicado. Trazer mais união para a vida financeira pode ser uma maneira de somar forças, quando isso é feito de forma eficiente e organizada.

Monitore os gastos

planejamento-financeiro-2

Planejamento Financeiro

Um outro componente bastante útil para aprimorar a vida financeira é o monitoramento. Isso quer dizer registrar os principais gastos com mercadinho, reformas, consertos, despesas com filhos, entre outros. Dessa forma você não acabará o mês sem ideia do quanto gastou e com a sensação de que algo deu muito errado. Isso permite ainda que, quando um mês passar do seu limite, você saiba exatamente quanto precisará economizar no próximo.

Criar uma planilha é uma boa maneira de visualizar e acompanhar esse orçamento, principalmente quando falamos nos “gastos do casamento”. Eu sei, são diversos itens e serviços a serem contratados, desde ornamentação, vestido de noiva, bolo de noiva, mesa de doces, roupa do noivo, buque e por ai vai…. e depois que casa, vem as despesas do dia-a-dia!

A planilha é ainda uma excelente ferramenta para não deixar passar aqueles pequenos gastos do dia a dia que, muitas vezes, por serem tão imperceptíveis, acabam fugindo do controle e, no final do mês, a pessoa tem a sensação de que o dinheiro saiu voando pela janela da casa. Ao estabelecer objetivos bem estabelecidos, criar um monitoramento das despesas e optar pelo acordo, o diálogo e a compreensão quanto à vida financeira, os casais também irão poder viver mais em paz.

planejamento-financeiro-noivasdobrasil

Planejamento Financeiro – Credito: Pinterest

Tenha um padrão de vida realista

É necessário ainda estabelecer um padrão de vida condizente com a renda do casal. Acredite, isso significará uma consciência mais leve, menos preocupação, mais saúde física e mental e, no fim, mais dinheiro. Se o seu padrão de vida consome a sua renda até o limite, tem algo errado aí e muito provavelmente esse padrão só está te trazendo noites mal dormidas e stress para dentro de casa. Assim como, casais que poupam cada centavo e não se permite a buscar o que o dinheiro pode oferecer de prazeroso, também podem estar vivendo insatisfatoriamente.

Fique atento às tentações que o mercado oferecerem, pois muitas podem não ser razoáveis para o seu momento financeiro. Se vocês planejam uma viagem para o meio do ano em família, será realmente necessário comprar uma televisão nova dois meses antes disso? Os mais caseiros e que adoram trazer novas decorações para o lar, também precisam da mesma organização, para não sair adquirindo dívidas e gastos desnecessários, que poderiam ser melhor gerenciados se mais bem controlados com paciência e calma.

Saber distinguir entre prioridades e aquilo que pode ser deixado um pouco para depois é uma habilidade que faz a diferença no momento do planejamento financeiro.

planejamento-financeiro

Planejamento Financeiro – Credito: Pinterest

Busque ser racional com o dinheiro

Ao lidar com o dinheiro, procure uma atitude racional. Lembre-se: uma das razões para que o planejamento financeiro seja tão importante é justamente porque ele pode deixar mais fluido e sem conflitos a sua vida emocional. Aquele casal que lida com o dinheiro assim como lida com as questões do coração podem cair no erro de levarem excessivamente à flor da pele essa questão delicada.

Lembre-se de levar em conta a multiplicidade dos gastos para não se enganar. Por exemplo: se você pretende comprar um carro usado, não adianta considerar somente o valor do carro, mas é preciso acrescentar ainda o que você precisará gastar em reformas e reparos. Isso vale para quase tudo.

Por fim, lembre-se do mais importante: planejar não é gastar menos dinheiro, mas gastá-lo melhor!!!

 

Beijos

Até a próxima

 

Você pode baixar o aplicativo do Noivas do Brasil de graça na Play Store (Android)

O aplicativo da Noivas do Brasil também está disponível gratuitamente na App Store (IOS – iPhone e iPad).