Post Content

Elaborar uma lista de convidado não é uma tarefa nada fácil para os noivos. Além dos familiares e amigos próximos, há também os amigos dos pais, dos irmãos, aquele tio distante que você não vê há anos, a duvida de chamar o chefe ou até mesmo alguns colegas de trabalho.

Antes mesmo de começar a fazer a lista de convidados, os noivos devem começar a determinar o tamanho da festa que querem realizar, a quantidade e perfil dos convidados. Com o que sonham? Com uma recepção íntima apenas com familiares e alguns poucos amigos ou um casamentão com direto a familiares, amigos e alguns colegas de trabalhos? Essas informações irão ajudá-los a a definir o estilo e a grandeza do evento, assim como a dimensionar os gastos. Na realidade quando se faz uma lista de convidados deve-se ter bom senso e levar em consideração sempre quem tem o maior convívio com os noivos para que desta forma a festa tenha um clima familiar e harmonioso.

Uma das etapas mais importante do planejamento do casamento é a definição do Orçamento disponível para o evento. Normalmente, as familias costumam dividir igualmente o numero de convidados sendo 50% da noiva e 50% do noivo. Mas nem sempre é assim. Uma das familias pode ser maior ou menor que a outra ou até mesmo, ter a maioria dos parentes morando longe da cidade do evento. O ideal é dividir a lista de casamento em três partes: uma para a familia do noivo, outra para familia da noiva e por fim, para os amigos dos noivos.

Na realidade, as pessoas que devem rodear os noivos devem ser pessoas que têm um significado especial para ambos. A lista de casamento é o indicador de que tipo de festa se pretende ter.Passar por esta etapa implica em tomar decisões acerca de quem é ou não importante naquele momento de suas vidas. Mas não se preocupem, as pessoas mais importantes com certeza estarão ao lado de vocês!

[box] Dicas: Com base em algumas respostas vocês podem minimizar a lista de casamento: Pretendem convidar crianças ou não? Convidarão namorados dos amigos solteiros? Convidarão pessoas com quem já não falam ou vêem há anos? Convidarão colegas de trabalho? [/box]

Nós preparamos para você uma planilha que poderá ajudar na elaboração da sua lista de convidados. Clique no link abaixo para baixar a planilha.