Post Content
jantar-de-noivado

Jantar de Noivado

O jantar de noivado é uma das primeira ocasiões formais que envolvem um casamento, e é tão importante quanto todas as outras reuniões e datas que vão anteceder o grande dia. É a data em que o casal vai realmente ficar noivo e oficializar a intenção de se casar, junto aos seus familiares e amigos.

Tradicionalmente, o noivado é o dia em que o homem pede a mão da noiva em casamento para seu pai, mas hoje em dia são poucos os casais que ainda adotam este método. A troca das alianças de noivado é outra tradição que normalmente acontece neste dia, já que o momento rende excelentes fotos e memórias.

O noivado, que antes era uma “surpresa” para a noiva, passou a ser algo planejado e previsto, e quando ele acontece, a noiva já foi pedida em casamento e até mesmo planejou a ocasião.

Por este motivo, alguns casais não veem mais a necessidade de uma festa de noivado, já que consideram o momento do pedido de casamento este momento especial e particular para eles. Não se sinta na obrigação de fazer uma festa de noivado caso não ache necessário. Lembre-se desde o começo que o casamento é para você e seu noivo, e deve ser feito exatamente como vocês dois quiserem.

jantar-de-noivado

Jantar de Noivado: O Primeiro Passo Rumo ao Altar | Crédito: Fabio Borgatto

Como Organizar o Noivado

Jantar de Noivado | Credito: Google

Jantar de Noivado | Credito: Google

Caso você opte por realizar uma festa de noivado, lembre-se que ele não precisa necessariamente acontecer durante um jantar. O casal pode optar por algo que tenha mais a ver com a sua personalidade, seja um almoço, um brunch, um coquetel, uma festa, ou até mesmo um churrasco, por que não? O importante é reunir a todos e tornar este momento memorável.

A reunião não precisa ser formal, e os convites impressos não são obrigatórios, você pode optar por convites digitais, ou até mesmo convidar a todos pessoalmente ou por telefone. Em geral são convidados no máximo 30 pessoas para o noivado, mas isso é claro vai depender do casal. Nem todos os convidados do casamento vão estar presente no noivado, que geralmente é reservado para os familiares e amigos mais íntimos.

Jantar de Noivado | Credito: Google

Jantar de Noivado Lala Rudge e Luigi | Credito: Google

O local vai ser obviamente definido pelo estilo festa que o casal escolher e o número de convidados, podendo inclusive ser na casa de um membro da família ou amigo. Caso opte por um restaurante, o ideal é escolher um local que ofereça um espaço reservado para você reunir seus convidados sem estar cercado por outros clientes do local, o que além de manter o ambiente mais íntimo e descontraído, vai deixar você livre para fazer quantas fotos desejar.

O cardápio para o noivado também vai depender do estilo escolhido pelo casal. Para um jantar de noivado simples, vale a pena apostar em uma entrada, que pode ser sopa ou salada; em duas opções de pratos principais, uma delas vegetariana; e como sobremesa, um bolo de noivado.

O traje para a ocasião novamente tem que combinar com estilo da festa, mas vale lembrar que as noivas não precisam usar branco ainda.

Escolha uma roupa que lhe deixe confortável, que fique bem nas fotos, que combine com a formalidade do local e o horário da festa, e que lhe deixe o mais bonita possível, mas sem exagerar. O segredo de um noivado bem sucedido é manter o ar intimista e neste caso, menos é mais.

jantar-noivado

Jantar de Noivado: O Primeiro Passo Rumo ao Altar

Personalização

Caso você já tenha ideias de que linha deseja seguir no casamento, o noivado pode ser uma prévia disso. Um tema é sempre muito importante, mas como o noivado é um estágio ainda muito adiantado, é difícil ter certeza de tudo, afinal as chances de você mudar de ideia no decorrer do planejamento do casamento são grandes.

Jantar de Noivado | Credito: Mirella Pádua e Gráfica Seixas.

Jantar de Noivado | Credito: Mirella Pádua e Gráfica Seixas.

Não entre em pânico e não relaxe a pressão de decidir tudo agora. Nada impede que o seu noivado siga uma linha e o casamento outra completamente diferente. O importante é que tudo tenha um toque personalizado e que deixe a festa com a cara do casal, para que os convidados possam sempre se lembrar.

Porém, se você tem uma breve ideia do que deseja para o grande dia, aposte nisso. Começar a criar uma identidade visual é sempre bom, apostando em cores, flores e itens decorativos que mais tarde vão se transformar na versão final do seu conto de fadas.

Beijos

 

Confira também:

– Bolo de Noivado: como escolher o seu

– Decoração de Noivado

– Tipos de Noivado