Post Content

O noivado é tradicionalmente o momento em que o homem pede a mão da sua amada em casamento para o seu pai. Mas os tempos mudaram e esta tradição antiga nem sempre é mais seguida pelos casais. Entretanto, independente de como seja feito, o noivado continua sendo o momento em que o casal comunica a sua decisão de se casar para os seus familiares e amigos. Neste post vamos falar um pouco sobre como fazer uma festa de noivado simples, e consequentemente economizar um pouco de dinheiro para investir no futuro, seja na festa de casamento, na lua de mel, ou até mesmo na casa do casal.

noivado-simples

Dicas para um Noivado Simples

Organizando um Noivado Simples

noivado3O noivado deve acontecer assim que o casal realmente toma a decisão de se casar, ou o homem decidir pedir a mão de sua futura noiva em casamento, neste caso, organizando um noivado “surpresa”. Em geral, o casamento acontece cerca de 1 ano e meio depois da oficialização do noivado.

No caso de um noivado simples, o ideal é convidar o mínimo de pessoas possível. Apenas os pais, familiares e amigos mais íntimos e os prováveis padrinhos já é mais do que o suficiente. O convite também pode ser informal, por telefone para os mais velhos e por e-mail ou pelas redes sociais para os mais novos.

Não existe obrigatoriedade em relação a lembrancinhas para os convidados, ainda mais em uma situação tão íntima e provavelmente descontraída. Mas se você fizer questão de dar uma lembrança, lembre-se que esse é um noivado simples, mas que nem por isso ele não pode ser sinônimo de bom gosto. Um cartão bonito ou um arranjo pequeno de flores são excelentes escolhas para lembrancinhas de noivado simples.

Onde Fazer e Como Decorar

O local vai depender basicamente do número de convidados, e como este noivado deve ter um número reduzido, a casa de alguém está de bom tamanho. Veja entre os convidados mais íntimos quem teria uma casa com espaço interno bacana, ou mesmo um bom jardim ou quintal, para que você possa emprestar e fazer seu noivado.

Outra opção é alugar o salão de festas do seu prédio ou de algum dos convidados, ou quem sabe até mesmo reservar uma mesa em um restaurante. A vantagem do restaurante é que você não precisará se preocupar muito com a decoração do local.

Se o noivado for em uma casa, e a casa for bem decorada, suas preocupações também são menores. Apenas algumas flores, arranjos e velas são o suficiente para criar um clima mais íntimo e romântico. Fotos do casal também podem ser uma ideia interessante para deixar o ambiente mais personalizado.

Dica: Se você quiser saber como fazer um decoração de casamento simples para o seu casamento sem perder o Glamour, confira esse post com 6 dicas infalíveis para a sua decoração.

noivado-simples

Dicas para um Noivado Simples

Já no salão vocês terão um pouco mais de trabalho, já que em geral eles são bem pouco decorados. Lembre-se que você vai querer guardar fotos do seu noivado, por isso um ambiente bonito é bastante importante. Neste caso, invista em arranjos maiores, flores mais pesadas, centros de mesa ou velas, e quem sabe até mesmo balões para criar um ambiente mais lúdico.

E nada disso precisa necessariamente ser comprado pronto, você pode sempre usar suas habilidades artesanais para fazer a decoração do ambiente, aproveitando ainda que toda essa onda do “faça você mesmo” está bastante em alta para casamentos.

O que Servir para os Convidados?

noivado-simples

O que servir?

O cardápio da ocasião vai continuar na filosofia de que menos é mais. Nada de pensar em pratos muito elaborados ou em jantares com mais de três pratos. O ideal é simplificar, e caso você esteja fazendo o noivado em um restaurante, esta preocupação já está resolvida.

O horário e local do noivado também vão ajudar a determinar o quer servir para os seus convidados. Fazer apenas uma noite com queijos, pães, patês e vinhos, é uma opção econômica e ao mesmo tempo sofisticada. Outra ideia interessante é apostar em canapés e mini-sanduíches.

Caso queira fazer uma refeição de verdade, a possibilidade de um churrasco, ou mesmo de servir pizzas para seus convidados, não deve ser descartada. O ideal é simplificar e adequar o menu ao local, horário e número de convidados.

Neste clima de simplificar a ocasião, o bolo não chega a ser obrigatório. Se fizer questão, você pode ficar com um bolo de noivado simples e pequeno, ou até mesmo com cupcakes. Não descarte ainda a possibilidade de fazer seu próprio bolo caseiro, já que uma ocasião íntima lhe dá essa liberdade maior.

Caso contrário, pense em uma sobremesa mais simples como docinhos, mousses e até mesmo frutas, dependendo do restante do cardápio e do clima da ocasião.

 

Beijos

 

Confira também:

– Jantar de Noivado: o primeiro passo rumo ao altar

– Bolo de Noivado: como escolher o seu?

 

Siga também:

Instagram Noivas do Brasil

Facebook Noivas do Brasil 

Patricia Fortes é Pernambucana e Empresária. Formada em Psicologia com MBA em Planejamento de gestão de pessoas, apaixonou-se por eventos, planejou cada detalhe do seu casamento. Identificou-se tanto com o assunto que em 2009 fundou o Blog Noivas do Brasil, um blog com uma proposta de conteúdo exclusivo para noivas de todo o Brasil.
No início o objetivo era compartilhar idéias de casamentos com outras noivas, mas logo, tornou-se uma referência nacional. Fascinada por este mundo, está sempre antenada as tendências e novidades do ramo.