Post Content

Quando a porta da igreja se abre, a ansiedade para percorrer o caminho até o altar faz com que a noiva o ache realmente muito longo. Mas os poucos passos a serem dados com certeza não se comparam à longa trilha percorrida antes desse momento, desde o primeiro olhar entre o casal.

Ser noiva é ser protagonista de uma história de amor, que para muitas mulheres foi sonhada desde criança, inspirada pelos contos de fada, filmes românticos ou por uma família unida que foi construída a partir do “sim”.

Ser noiva é ver o sonho do casamento se realizar, contar nos dedos a hora de ver o amado esperando no altar e querer que o tempo passe rápido para poder dividir a casa e os desejos com ele. O momento do “sim” sempre tem por trás uma história especial e lembranças que não serão esquecidas: o primeiro beijo, a cumplicidade nos olhares e as alegrias vividas.

noiva

Noiva: a realização do sonho do casamento | Crédito: Rafael Karelisky

É claro que nem tudo é fácil. Depois da emoção de ser pedida em casamento, é hora de conhecer a “TPC”, Tensão Pré-Casamento, e se controlar para não roer as unhas de nervoso nem descontar a ansiedade no chocolate. Afinal, o vestido precisa servir direitinho!

Após o noivado, é preciso tomar várias decisões importantes: definir a data do casamento, o estilo da cerimônia (se será tradicional ou se você prefere algo diferente, como casar-se na praia), escolher o local e contratar uma boa assessoria de casamento. É ela que vai te ajudar a acertar no planejamento e fugir dos conselhos errados de pessoas que acham que sabem tudo.

A assessora de casamento é fundamental para poupar muito incômodo, stress e ansiedade. Ela deve ser uma parceira de confiança, pois vai ajudar com todos os detalhes. Para evitar dor de cabeça, prefira sempre profissionais com boas referências ou vindos de indicações de amigas. É importante que os fornecedores respeitem o gosto dos noivos, sejam pontuais e leais com os serviços solicitados.

Chegou a hora de arregaçar as mangas: você conhece a lista de tudo que a noiva precisa para ficar perfeita no grande dia?

– Vestido de Noiva

Escolher o vestido de noiva é um dos maiores desafios do casamento, pois não faltam modelos para você se apaixonar. As criações seguem a mesma lógica da moda: a cada temporada novas tendências surgem enquanto outras são deixadas de lado.

noiva

Vestido de Noiva | Crédito: Rafael Karelisky

Porém, muito mais do que optar por um modelo de passarela, é preciso respeitar suas características, seu estilo, seu tipo físico e seus gostos. As tendências é que devem se adequar ao seu sonho e não ao contrário.

Há os modelos tradicionais, feitos em tecido branco, como o tomara que caia com saia volumosa, o decote coração ou a modelagem sereia. Mas as novas coleções também têm opções ousadas, como os vestidos de noiva curtos, com decotes assimétricos, transparências e fendas ousadas, além de cores bem diferentes, como o cinza, o vermelho e até o preto.

Na hora de escolher, é importante pensar também no tipo da cerimônia, como horário, grau de formalidade, estação do ano e o orçamento disponível. Saber quanto você pode gastar vai ajudar a definir se a peça será alugada, comprada ou feita sob medida.

Não poupe tempo na procura: veja muitos blogs de casamento e revistas especializados, visite várias lojas e experimente até encontrar o modelo dos seus sonhos.

 

– Penteado para noiva

penteado-para-noiva

Penteado para Noiva | Crédito: Alessandro Varela

 

A escolha do cabelo e da maquiagem para o casamento também deve ser feita com calma. Escolha um profissional com boas referências e avalie qual tipo de penteado valoriza mais o seu rosto. O cabelo todo preso vai deixá-lo em evidência, por isso é importante que o make realce ainda mais seus pontos fortes e disfarce as imperfeições.

Se a intenção é destacar as madeixas, opte por um penteado solto ou meio solto, abusando de cachos, tranças e tiaras. É fundamental pedir uma prévia do penteado da noiva para garantir que o resultado corresponda às expectativas.

 

– Sapato de Noiva

sapato-de-noiva

Penteado para Noiva | Crédito: Alessandro Varela

Assim que o vestido de noiva estiver encomendado, é hora de comprar o sapato. A textura, a cor e a altura devem estar alinhados com o comprimento do modelo. Prefira um salto mediano para aproveitar a festa com muito conforto.

Para que o sapato fique exatamente da mesma cor do vestido, a dica é mandar forrar com um pedaço do mesmo tecido. Mas vale também ousar: os coloridos, como o vermelho e o rosa, têm feito sucesso entre as noivinhas modernas. Na hora de escolher, pense também nas cores do buquê e dos acessórios.

Se optar por um modelo aberto, os pés vão precisar de um cuidado especial.

 

 

– Acessórios para noivas

acessorio-para-noiva

Acessórios para noiva | Crédito: Edno Bispo

Opções de acessórios para noivas não faltam: você pode deixar o look glamoroso com brincos, anéis e colares repletos de pedrarias, desde que o vestido já não seja muito carregado de brilho.

O véu é uma boa opção para dar um toque de romantismo à noiva, mas deve estar de acordo com o volume e o comprimento do vestido. O estilo da cerimônia também interfere na escolha: em casamentos mais formais, é possível usar os véus longos, enquanto os mais informais pedem véus leves e curtos.

 

 

– Buquê de Noiva

buque1

Buque de Noiva | Arquivo Noivas do Brasil

O buquê de flores é fundamental para arrematar o look do casamento. Colorido, com folhagens ou mesmo feito apenas com um tipo de flor, o acessório deve combinar com o estilo e o horário da cerimônia, o vestido e a altura da noiva. As baixinhas, por exemplo, devem evitar as versões muito compridas.

Há quatro tipos principais, que são mais usados: cascata (formato de um cacho de uva mais comprido), braçada (buquê para ser levado no braço, que combina com vestidos de noiva minimalistas), redondo (um dos mais utilizados) e única flor (a planta deve ser grande e com caule longo).

Se a intenção for preservar o buquê, a dica é fazer outro para jogar para as convidadas.

Para saber mais sobre cada detalhe da organização do casamento, continue acessando as matérias aqui do blog e confira também as matérias abaixo:

 

Look da noiva: os acessórios fazem a diferença!

A sensualidade dos vestidos de noiva com decote nas costas

 

Beijos