Post Content

Durante meses acompanhamos a novela das nove – Salve Jorge – na rede Globo e quem não se lembra de uma parte da história passar na Turquia? Hoje vamos saber um pouquinho mais sobre esse país tão diferente e misterioso. A Turquia é um país vizinho da Grécia e geralmente quem conhece um país acaba conhecendo o outro. E porque não ter uma Lua-de-mel da Turquia?

O país é euro-asiático, ocupando toda a península da Anatolia, no sudeste da Europa.  O idioma falado é o turco e a religião predominante é a muçulmana. Por isso, se visitar o país, é bom ter cautela quanto as vestimentas.

Para chegar até a Turquia, temos uma ótima notícia, há a companhia aérea turca, a Turkish Airlines que faz o trecho direto. Você chegará muito mais rápido!

Você deve estar curiosa para saber quais são os lugares mais interessantes para conhecer não é mesmo? Comece por Istambul, Capadócia, Pamukkale e Kusadasi, entre muitas outras interessantes cidades.

 

1-        ISTAMBUL

Para quem não sabe, Istabul é a cidade mais vibrante da Turquia, encanta seus visitantes com tesouros religiosos e culturais. É a única cidade do mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia numa mistura fascinante de oriente e ocidente, história e modernidade.

Noivas do Brasil | Mesquita Azul e Bosforo, Istambul-Turquia | Crédito: paposheik

Noivas do Brasil | Mesquita Azul e Bosforo, Istambul-Turquia | Crédito: paposheik

Noivas do Brasil | Especiarias da Turquia | crédito: meusroteirosdeviagem

Noivas do Brasil | Especiarias da Turquia | crédito: meusroteirosdeviagem

O que fazer em Istambul?

Istambul (a antiga Bizâncio e Constantinopla) é a maior cidade da Turquia. Lá você encontrará muitas pessoas, muitas lojas de especiarias e mesquitas.

Não deixe de ir a Mesquita Azul, ao Palácio de Topkapi, a Basílica de Hagia Sofia, Hipódromo, ao bairro Sultanahmet, passeio de barco para o Bósforo, o mercado de especiarias e claro o lugar mais famoso de Istambul para compras, o Grand Bazar, onde você encontrará lojas de grife, tapetes e muito artesanato.

Onde ficar em Istambul?

As melhores localizações são no centro da cidade, principalmente na região de Taksim. Os hotéis na Turquia chamam a atenção pela sua grandiosidade. Grande parte dos hotéis na Turquia são chiques, então não se preocupe quanto aos serviços que oferecem.

Muitas pessoas optam também para fazer o circuito no interior da Turquia na região da Anatolia e vale muito a pena! Esse circuito passa por outras duas cidades muito famosas e exóticas pelo que oferecem.

Onde comer em Istambul?

Segundo o site Trip Advisor, há uma enorme variedade de restaurantes em Istambul, com cerca de 10 mil estabelecimentos na cidade, acredita? Difícil será a tarefa de escolher o restaurante.

Para ajudar os pelegrinos de plantão, os cardápios além de turcos, possuem o muno também em inglês! Uffaaa!!! Vale lembrar que muitos restaurantes não cobram o serviço de mão de obra na conta, então é conveniente deixar os 10% de gorjeta.

Dicas de restaurantes em Instambul, segundo o blog meusroteirosdeviagem:

2-        CAPADÓCIA

Você sabia que a Capadócia é também conhecido como “Terra dos belos cavalos”?

É uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor. As características geológicas deram origem a paisagens encantadoras esculpidas por séculos de erupções.

Noivas do Brasil | Baloes Capadocia | crédito: decolar

Noivas do Brasil | Baloes Capadocia | crédito: decolar

Noivas do Brasil | Capadocia | Créditos: wikipedia

Noivas do Brasil | Capadocia | Créditos: wikipedia

O que fazer na Capadócia?

A Capadócia é sem dúvida, uma região de encher os olhos. Quem não a conhece pelo o seu voo de balão?

Claro que o passeio de balão vale muito a pena, é realizado muito cedo e não se preocupe, depois você conseguirá fazer o seu passeio na cidade. Vale a pena conhecer a cidade natural de Uchisar, a cidade subterrânea de Kaymali, os vales do Goreme, Vale de Pasabag e Avanos.

Onde ficar na Capadócia?

As cidades de Nevsehir e Kayseri são cidades grandes e é onde estão localizados os aeroportos, porém elas são distantes das atrações turísticas. O ideal é ficar em cidades menores como as cidades de Avanos, Goreme, Urgup e o vilarejo de Uçhisar.

A melhor destas cidades é a Gorome, localizada no coração da Capadócia e possui diversos restaurantes, lojas e bons hotéis. A região tem muitos hotéis estilo caverna, com certeza será uma experiência única ficar em algum hotel deste tipo.

Onde comer na Capaócia?

Para quem gosta e quer se aventurar nas experiências gastronômicas exóticas, a Capadócia é lugar certo para conhecer a culinária Turca que possui uma mistura da culinária otomana e da cozinha árabe.

 

3-        PAMUKKALE

Pamukkale Está situada no sudeste da Turquia, distante 650km ao sul de Istambul.

Seu nome em turco significa “Castelo de Algodão” e é conhecida como uma montanha de rocha branca calcária que foi esculpida por milhões de anos pelos sulcos de água que descem em cascata numa colina.

Noivas do Brasil | Pamukkale | Crédito: canstockphoto

O que fazer em Pamukkale?

A maior atração de Pamukkale são as piscinas naturais termais que brotam do chão a 35 graus formando piscinas de água azul turquesa, tornando-se assim um lugar inesquecível e mágico!

Além das piscinas naturais, não deixe de ir a antiga cidade de Hierápole, as ruínas da Necrópole, os banhos romanos (você sabia que Cleópatra e Júlio Cesar costumavam descansar por lá?), a Basílica e os penhascos de calcário.

Onde ficar em Pamukkale?

Você poderá se hospedar na própria cidade de Pamukkale.

 

4-        KUSADASI

Kusadasi é um resort de cidade da costa do Egeu da Turquia.

É uma das cidades litorâneas mais antigas da Turquia. É parada obrigatória dos quase 90% dos navios que circulam no Mar Egeu, por isso, prepare-se pois os preços são inflacionados. Por outro lado, possui uma das melhores estruturas hoteleiras do país, com muitos hotéis 5 estrelas e resorts incríveis.

Noivas do Brasil | Kusadasi | crédito: newmon

Noivas do Brasil | Kusadasi | crédito: newmon

O que fazer em Kusadasi?

Cidade histórica e famosa pelas suas praias, em Kusadasi você não pode deixar de conhecer a possível casa da Virgem Maria, muitos historiadores acreditam que depois da morte de Jesus, Maria passou os seus últimos anos de vida lá. A capital Romana da Ásia Central, o Templo de Artemis, a antiga cidade de Éfeso, próximo a Kusadasi, as ruínas da Avenida Odeon, o Portão de Hércules, o Templo de Adriano, a Biblioteca de Celsius, a Agora e o teatro Greco-Romano e a Basílica de São João.

Onde ficar em Kusadasi?

Você poderá se hospedar na própria cidade de Kusadasi. Existem vários e bons hotéis e resorts na região.

 

CULINÁRIA

O que comer na Turquia?

Noivas do Brasil | créditos: Turismo Grécia

Noivas do Brasil | créditos: Turismo Grécia

  • Alguns pratos turcos são bem parecidos com os gregos. A maioria das refeições tem carne (de boi, frango e carneiro), arroz e salada.
  • O Kebab, delicioso espeto de carne assada. O famoso bolinho de carne (Meat Ball) que acompanha arroz, batata frita, salada e pimenta.
  • O famoso doce turco como na Grécia, é o baklava, feito de nozes.
  • E claro, não deixe de provar o típico chá turco, que geralmente servem como cortesia. Os sabores mais comuns são o chá preto e o chá de maçã.

 

Se você quer conhecer esse misterioso país e seus encantos, a agência parceira aqui do Blog, a Travel Zone poderá te ajudar. Acesse o site da operadora Turismo Grécia e confira todos os programas na Turquia.

Além disso, você poderá conciliar com uma viagem as famosas Ilhas Gregas, o que acha???

 

Beijos e Até a próxima!

 

Créditos: Turismo Grécia / Decolar / Trip Advisor / Google / MeusRoteirosdeViagem / Viagiomondo / MelhoresDestinos / Viajeaqui
Patricia Fortes é Pernambucana e Empresária. Formada em Psicologia com MBA em Planejamento de gestão de pessoas, apaixonou-se por eventos, planejou cada detalhe do seu casamento. Identificou-se tanto com o assunto que em 2009 fundou o Blog Noivas do Brasil, um blog com uma proposta de conteúdo exclusivo para noivas de todo o Brasil. No início o objetivo era compartilhar idéias de casamentos com outras noivas, mas logo, tornou-se uma referência nacional. Fascinada por este mundo, está sempre antenada as tendências e novidades do ramo.