Post Content

Você quer acertar na sua lista de casamento? Essa é a pergunta não quer calar.

Uma das etapas, e não menos importante, de todo o processo de planejamento do casamento, é elaboração da lista de casamento ou se preferir lista de presentes de casamento.

Lista de Casamento

Lista de Casamento

Elaborar a lista tornou-se um hábito que caiu no gosto dos noivos e que traz vantagens para os convidados já que eles não terão que “quebrar a cabeça” na hora de escolher o presente. E para os noivos, a comodidade de montar o enxoval de acordo com o seu gosto e necessidade, além de diminuir as chances de receber presentes repetidos. Logo quando essa onda começou aqui no Brasil, as listas ficavam restritas ás lojas físicas, mas hoje, com a facilidade da internet, as listas de casamento também entraram no mundo virtual.

Pensando em todas essas possibilidades você me pergunta: O que está em alta e em baixa na lista de casamento? Calma! Fazer ou não a lista de presente física ou virtualmente ainda é duvida de muitos casais e gosto pessoal.

EM ALTA

As listas de casamento na internet estão super em alta, pois apresentam uma infinidade de possibilidades de compra, troca, sem contar que o seu convidado nem precisará sair do conforto de sua casa, enfrentar um transito caótico e perder tempo para comprar o presente. Sem falar naqueles que moram distantes.

EM BAIXA

Apesar de estar em baixa, as listas de casamento físicas não saem de moda. Há quem prefira comprar em lojas físicas, olhando e escolhendo carinhosamente o produto, portanto, não descarte a possibilidade de colocar suas lista em uma loja de sua cidade.

PARA TODOS OS GOSTOS

Existem empresas que englobam tanto a parte física quanto a internet, como é o caso da Tok&Stok que eu gosto muito.

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Tokstok

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Tokstok

Algumas lojas físicas oferecem em seus sites na internet uma área especifica para as listas de casamento, além da facilidade de entregar no endereço dos noivos. O mais legal ainda, em muitos casos o frete é grátis e a entrega em poucos dias, mas fique atenta a todos esses prazos, pesquise, pesquise e pesquise antes de fazer sua lista!) Algumas ainda disponibilizam o crédito em dinheiro dos “presentes comprados” para os noivos gastaram como preferirem.

Outra opção que está super em alta, são os sites de casamento. Isso mesmo, você pode fazer sua lista de casamento virtualmente, escolhendo entre produtos, vale-brindes, voucher, passeios, entre outros que estarão visíveis a compra e seus convidados irá escolher com quais desses itens quer lhe presentear. Isso mesmo, O Casar.com nosso parceiro aqui do Noivas do Brasil, possui uma plataforma inovadora para este tipo de serviço, além de contar com uma área para cotas de lua de mel.

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Casar.com

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Casar.com

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Casar.com

O que está em alta e em baixa na lista de casamento? | Credito: Casar.com

Opção de Cotas de Lua de Mel e presentes engraçados! | Crédito: Casar.com

Opção de Cotas de Lua de Mel e presentes engraçados! | Crédito: Casar.com

Mas atenção!

É preciso tomar cuidado para não exagerar na hora de escolher os produtos que irão compor a sua lista. Lembre-se que, na lista de convidados terão pessoas com condições financeiras diferentes, por isso bom senso é fundamental. Encher a lista de itens caros (por exemplo sofá, computador, máquina fotográfica de ultima geração, vídeo game, cama) pode constranger e aborrecer alguns de seus convidados. A dica aqui é montar uma lista com a maior variedade de valores possíveis, de itens mais baratos até um pouco mais valiosos, para isso analise a sua lista de convidados observando mais ou menos, a posição financeira.

Pensa que acabou por ai?

Além dos sites de casamento que disponibilizam diversas opções de presentes e mimos para o casal, algumas agências de viagens já oferecem cotas para viagem dos sonhos. Você acha mesmo que elas iriam ficar de fora?

No site de algumas agencias o serviço já está disponível online. Uma ótima ideia para escolher um bom destino de lua de mel. Os noivos escolhem a viagem, criam e gerenciam sua lista como se fosse uma lista tradicional. Basta divulgar entre os convidados. Ótima opção para quem vai fazer a lista de casamento física mas não quer deixar de dar opção de compra para aquele parente ou amigo que mora longe.

Fernando de Noronha | Crédito foto: Noivas do Brasil

Fernando de Noronha | Crédito foto: Noivas do Brasil

Um fator interessante é que a lista de presentes de casamento não deve ser anexada ao convite, embora a maioria dos casais faça isso. Segundo alguns especialistas o ideal e mais elegante é esperar que o convidado pergunte, e aí sim informá-lo.

Mesmo com todas essas vantagens, alguns casais ainda preferem não disponibilizar lista de presentes, mas caso decida pela lista, elabore com carinho e cuidado para não exagerar em alguns itens e se pensa em uma bela viagem, opte pelas cotas nas agencias. Tudo vai depender do que você e seu noivo desejam.

 

Até a próxima!