Post Content
Quando falamos em decoração nos questionamos: Como escolher a flor certa? Que cor escolher? Que mistura de flores e cores posso fazer? E agora?
A decoração é um dos itens mais importantes da festa. Ela deve exprimir a personalidade e o estilo do casal. É ela quem determinará o estilo da cerimônia e da festa: romântica, formal, descontraído, requintado, e assim por diante.

Algumas perguntas não podem deixar de serem feitas. Elas ajudam muito os casais a organizarem e planejarem sua decoração. Pense primeiro nas flores que vocês mais gostam.

Depois questionem-se:
Elas estarão facilmente disponíveis na época do nosso casamento?
Elas estão de acordo com o estilo do casamento que vocês definiram?
Um bom decorador irá ajudar em muito nesses questionamentos. Então, procure-o!

Mas se não foram ainda ao decorador, algumas sugestões poderão encontrar aqui. Para não gastar muito dinheiro, uma boa dica é procurar e escolher as flores da estação (Outono, Inverno, Primavera e Verão). Com isso vocês ganharão na qualidade e no baixo custo. Depois de escolher a flor, veja algumas fotos de decoração feitas com o tipo e cor escolhida e se for possível, dê uma olhada em alguns casamentos que o decorador(a) escolhido pelo casal está ornamentando.

Vale lembrar que: dependendo da flor escolhido, a decoração desta será a responsável por boa parte dos gastos do casamento. Porém, caso você tenha preferência por uma determinada flor, o aconselhável é marcar a data do casamento próximo a estação desta flor. Porquê? Em outras épocas, as flores não estarão tão bonitas e o custo será mais elevado, sem falar que, pode acontecer da flor nem ser encontrada ou que esteja com um preço exorbitante.

Escolher as cores das flores é outro fator muito importante, pois “todo” o casamento, desde os convites as lembrançinhas irão basear-se na cor e no estilo do casamento. Pense sempre na cor primária que lhe agrada e depois, procure conversar com seu decorador(a) para que juntos definam as outras cores que combinaram com ela. Lembre-se que as “cores” influenciam no clima da festa, por exemplo:

  • Ambiente Clássico e Sofisticado: uso de flores brancas com folhagem;
  • Ambiente Romântico: uso de flores vermelhas e folhagem (esquentam o ambiente);
  • Ambiente Sofisticado e Leve: uso de flores brancas e amarelo claro; ou brancas e cor-de-rosa; ou brancas e lilás;
  • Ambiente Tropical: uso de flores amarelas e vermelhas,
A maioria das flores costumam ser encontradas o ano inteiro, o que irá mudar é a relação a quantidade em que elas serão oferecidas no mercado, tendo como consequência um aumento ou não no preço e na qualidade. Lembre-se também que. as datas comemorativas também costumam influenciar nos preços das flores, por exemplo:

  • Mês de Maio: dia das Mães;
  • Mês de Junho: dia dos Namorados;
  • Mês de Novembro: dia dos Finados;

Algumas flores que possuem elevador valor são: Orquídeas, Tulipas, Copo-de-Leite, Lírio, Gardênia, Hortência e Gérbera.


Algumas flores que possuem o valor mais em conta são: Margarida, Crisântemo, Cravina, Gladíolo e Girassol.

Algumas que possuem um perfume mais acentuado são: Jasmim , Lírio Branco, Gardênia, Frésia, Lavanda, Narciso e Flor de Laranjeira.

Os meses do Ano e suas respectivas flores:

JANEIRO: Antúrio, Áter, Boca de Leão, Cáspia, Catléia (Orquídea), Cravina, Delphinium(Delfino), Lisiantus.
FEVEREIRO: Angélica, Áter, Caspia, Delphinium(Delfino), Gladíolo e Orquídeas.
MARÇO: Angélica, Áster, Cáspia, Catléia, Delphinium(Delfino), Margarida e Orquídeas.
ABRIL: Angélica, Gipsófila (mosquitinho), Gladíolo e Strelitzia.
MAIO: Áster, Cravina, Cravo, Crisântemo, Cymbidium, Gipsófila, Gladíolo, Narciso, Ornithogalum, Rosas, Strelitzia, Tango e Tulipa.
JUNHO: Angélica, Cymbidium, Narciso, Ornithogalum, Strelitzia e Tulipa.
JULHO: Angélica, Cymbidium, Goivo Narciso, Ornithogalum e Tulipa.
AGOSTO: Copo-de-Leite, Girassol, Goivo, Narciso, Iris e Tulipa
SETEMBRO: Copo-de-Leite, Delphinium(Delfino), Estátice, Frésia, Girassol, Goivo, Íris, Narciso, Oncidium e Tulipa.
OUTUBRO: Agapanto, Áster, Copo-de-Leite, Dália, Delphinium(Delfino), Estátice, Frésia, Gladíolo, Girassol, Lírio Branco, Tango e Tulipa.
NOVEMBRO: Antúrio, Áster, Boca de Leão, Cáspia, Copo-de-Leite, Crisântemo, Dália, Delphinium(Delfino), Gérbera, Gipsófila, Girassol, Lírio Branco, Lisiantus, Rosa e Tango.
DEZEMBRO: Antúrio, Áster, Boca de Leão, Cáspia, Cravina, Crisântemo, Dália, Delphinium(Delfino), Gérbera, Gipsófila, Girassol, Lírio Branco, Lisiantus, Rosa e Tango.

Com essas dicas vocês poderão tornar essa data tão especial num momento único e inesquecível!!!

Até a próxima! =)

Patricia Fortes é Pernambucana e Empresária. Formada em Psicologia com MBA em Planejamento de gestão de pessoas, apaixonou-se por eventos, planejou cada detalhe do seu casamento. Identificou-se tanto com o assunto que em 2009 fundou o Blog Noivas do Brasil, um blog com uma proposta de conteúdo exclusivo para noivas de todo o Brasil.
No início o objetivo era compartilhar idéias de casamentos com outras noivas, mas logo, tornou-se uma referência nacional. Fascinada por este mundo, está sempre antenada as tendências e novidades do ramo.