Post Content

tendtudoQuando decidem se casar, as preocupações de um casal vão muito além do grande dia, sendo que a casa em que ambos vão viver juntos depois do casamento é certamente a principal delas. Neste post vamos reunir algumas dicas principais e básicas que todo casal que está decorando o novo lar deve levar em consideração.

Se o casal já mora junto e pretende continuar vivendo no mesmo lugar depois do casamento, certamente está em vantagem neste aspecto já que conta com um ambiente decorado, mesmo que não seja ainda o ambiente ideal ou dos seus sonhos.

E mesmo que o casal pretenda se mudar para uma nova casa, o fato deles morarem juntos ou mesmo separados, porém em suas respectivas casas, já ajuda bastante, pois eles certamente terão pelo menos o básico em móveis e utensílios para montar a nova moradia.

Porém, se o casal ainda mora com os pais ou divide a casa com outras pessoas e não possui móveis ou eletrodomésticos, eles precisam dar atenção redobrada a lista de presentes, pois ela vai ajudar muito nesse momento de montar a casa nova.

decorando-o-novo-larComo Começar?

Ao começar a planejar a decoração da sua casa nova, o casal precisa levar em consideração alguns fatores: o tamanho da casa, o seu orçamento e o que eles já têm. O estilo de vida dos dois é outro fator importante, que vai determinar quais são as prioridades em relação a o que eles precisam.

Um casal que gosta muito de cozinhar, por exemplo, certamente deve dar preferência a cozinha. Já um casal que não cozinha, mas trabalha em casa, precisa pensar em um escritório ou uma sala ou quarto que possibilitem isso.

O melhor jeito de começar é fazer uma lista de tudo que se precisa, excluindo o que já se tem, e em seguida colocar os itens em ordem de importância, começando com o que é essencial até o que vocês gostaria de ter, mas que pode esperar.

O Que Não Pode Faltar?

Algumas coisas não podem faltar em nenhuma casa. Confira a seguir uma lista básica para ajudar você a começar a montar a relação de tudo que você precisa para sua casa nova.

Móveis: cama (incluindo o colchão), guarda-roupa, mesa (que pode servir tanto para comer quanto para trabalho), cadeiras, estante, móvel para TV e som e armários de cozinha.

artegarden

Decorando o novo lar | Sala de Estar

Roupeiro: roupas de cama, toalhas, tapete de banheiro, toalha de mesa, panos de prato e panos de limpeza.

Itens de cozinha: panelas, talheres, pratos, copos e potes de plástico para guardar alimentos.

decorando-o-novo-lar

Decorando o novo lar | Cozinha

Eletrodomésticos: geladeira, fogão, chuveiro, ferro de passar e máquina de lavar.

Acessórios diversos: lixo de banheiro e de cozinha, cesto de roupa suja, varal, cabides, vassoura e rodo.

Lembre-se que essa é sempre a prioridade, e mesmo que nem tudo que você deseja caiba no seu orçamento quando o assunto é decorando o novo lar. Você pode sempre começar com o mais importante, e comprar itens mais baratos para ocupar as funções das coisas menos fundamentais, que por sua vez podem depois ser substituídos por marcas melhores ou mais do seu gosto, conforme vocês vão tendo mais dinheiro disponível.

A Lista de Presentes

Ao montar a lista de presentes, você deve levar não só em consideração as suas necessidades, mas também o orçamento dos convidados. Mesmo que você precise dos itens mais essenciais, que são sempre os mais caros, não adianta colocar todos eles na lista. Nem todos os seus convidados podem desembolsar um alto valor no presente, então lembre-se de colocar objetos de valores médios e baixos para que eles tenham opções.

decorando-o-novo-lar

Decorando o Novo Lar | Lista de Casamento

Em geral, os presentes mais caros são dados pelos pais, membros da família mais próximos e pelos padrinhos. Eles provavelmente vão avisar o casal com antecedência qual presente vão dar, então você já pode contar com eles e deixá-los fora da lista. Escolha uma loja confiável para deixar sua lista e eles mesmo poderão ajudar você na missão de montar a melhor lista possível.

Se for incluir móveis na lista, lembre-se de escolher um tema e não escolher vários itens desconexos para a sua decoração. Tente imaginá-los juntos e no ambiente final onde ficarão. Se estiver com um orçamento grande, você pode sempre contar com a ajuda de um arquiteto ou decorador para planejar melhor a escolha destes objetos.

decorando-o-novo-lar

Organizando a Casa Depois do Casamento

Organizando a Casa Depois do Casamento

Os presentes que forem comprados pelos seus convidados serão entregues todos juntos na sua casa, na data que você escolher, que será provavelmente depois que você voltarem da lua de mel. Decorando o novo lar, é uma tarefa totalmente nova e se vocês quiserem ir diretamente para lá depois da lua de mel, precisarão ter se antecipado e finalizado a decoração e os objetos essenciais antes do casamento.

Cabe ao casal decidir se eles preferem estar com a casa toda montada antes de se mudarem, ou querem ir decorando tudo aos poucos, mesmo já estando morando lá. Desde que o básico esteja funcionando, é totalmente possível fazer isso.

Mas lembre-se neste caso, de deixar o básico preparado antes do casamento.

 

Beijos e até a próxima!

 

Confira também:

– Preparando a sua lista de convidados

– Casamento Civil: dicas e orientações