Post Content

O cortejo de entrada da cerimônia é um dos grandes destaques e pode-se até dizer que é ponto alto da noite do casamento. Além da tão esperada noiva, noivo, pais e padrinhos, as daminhas e pajens sempre chamam atenção e são um show à parte!

Os pequenos dão charme e um toque todo especial à entrada da noiva. As daminhas de honra podem entrar carregando cestinhas de flores, bouquet ou até mesmo itens personalizados como plaquinhas com os dizeres diversos, como “lá vem a noiva”. Já os pajens, podem acompanhar as daminhas, carregar plaquinhas, ou até entrar levando as alianças.

Noivas do Brasil | Fotografia: Arruda&Poubel Noivas do Brasil | Fotografia: Arruda&Poubel

 

As roupinhas das daminhas devem estar em harmonia com o vestido da noiva ou até mesmo com a decoração do evento. Normalmente, a preferência é por cores claras, com um toque de cor na faixinha do vestido, arranjo da cabeça e bouquet. Já a roupinha dos pajens pode ser parecida com a do noivo, como terninhos pretos, camisa branca e gravata combinando com a do noivo ou da mesma dor que a faixa das daminhas.

A escolha das crianças que farão parte desse momento especial que é o cortejo da cerimônia não é fácil! Assim, é importante atentar para alguns pontos que podem auxiliar nessa escolha, como por exemplo:

• O ideal é que a idade das crianças seja entre 5 e 10 anos, pois se forem muito novinhas, correm o risco de na hora dar aquela famosa “emperrada” e não entrarem. As maiores já tem mais consciência do que estão fazendo e da importância desse momento.

• Como uma saída para prestigiar os pequeninos que os noivos gostariam que fizessem parte da entrada, elas podem estar com a roupinha igual às que vão fazer parte do cortejo, ganharem a mesma lembrancinha e também posarem para as fotos.

• Caso os noivos queiram de toda forma tentar que os pequeninhos menores de 5 anos façam parte da entrada, uma dica pode ser colocar os pais deles nas primeiras filas, de forma que fiquem visíveis, e as crianças sigam em direção a eles. Mas lembre-se que essa será uma tentativa.

Noivas do Brasil | Fotografia: Alessandro Varela

• Se os noivos tiverem muitas opções de crianças e não souberem quem escolher, uma ideia é priorizar os pequenos da família ou as que têm maior convivência e afinidade com o casal!

• Para definir a quantidade, é importante pensar no tamanho da igreja ou do local onde vai acontecer a cerimônia, e também nos custos com as roupinhas das daminhas e pajens, que em boa parte dos casos ficam sob a responsabilidade da noiva.

• Não há uma quantidade ideal ou regra, porém deve ser usado o bom senso e lembrar que quanto mais crianças juntas, o controle fica mais complicado. De 1 a 5 daminhas de honra e pajens, no total, é a média que se observa atualmente.

Noivas do Brasil | Fotografia: Arruda&Poubel

É importante lembrar que imprevistos podem acontecer e que ajustes no cortejo podem ser necessários. Nesse caso, uma quantidade maior de daminhas e pajens pode evitar que a entrada fique vazia.

Cenas inusitadas também podem fazer parte da entrada, já que estamos falando de crianças, e muitas vezes imprevisíveis. Mas isso não é motivo de preocupação, já que elas podem gerar boas risadas e momentos de descontração entre os convidados. É impossível resistir a uma atitude espontânea de um pequeno não é?

Noivas do Brasil | Fotografia: Arruda&Poubel Noivas do Brasil | Fotografia: Arruda&Poubel

 

 

Confira também:

 

Beijos