Post Content
daminhas21As crianças sempre foram um encanto num casamento, contribuindo com a sua pureza, alegria, cor, bênção e doçura que representam.
Uma das pequenas personagens, porém importantes, de um casamento é a menina (ou meninas) das flores e/ou dama-de-honra (daminha).

 

O que elas fazem?

O anuncio da entrada da noiva na cerimônia com um caminho de pétalas de flores ou com um pequeno bouquet, caso não sejam permitidas as pétalas, podendo até ir fazendo bolas de sabão no caminho, conseguindo assim, um ambiente diferente.

A daminha-de-honra também pode carregar um bouquet, porém não é obrigatório. Ter uma menina das flores é uma forma querida de dar um encanto maior à cerimônia e a idade dela(s) é usualmente entre 4 e 8 anos.

Quem convidar?

Geralmente o casal convida parentes (primos, sobrinhos, irmãos), ou então, crianças que já estão acostumados a participar desse cerimonial.

Dê preferência em convidar crianças que vocês já conhecem e que possuem uma certa familiaridade, afinal de contas, eles estarão sendo também, o centro das atenções dos seus convidados.

Onde elas devem ficar?

Durante a cerimônia, tanto as daminhas quanto as meninas das flores podem ficar próximas ao altar ou sentadas com suas respectivas famílias.

Os pais das crianças devem verificar se as meninas participarão do ensaio fotográfico pós-cerimônia, caso contrário, elas poderão ir para a recepção com sua família. Já na festa, elas devem ficar sempre com suas famílias, apenas as mães devem ficar atentas com as fotografias com os noivos.

Vestidos para Daminhas

Vestidos para Daminhas | Crédito: Edno Bispo

Quem leva as alianças?

As alianças poderão ser levada apenas por uma daminha ou ainda por um casal. Fica perfeito! Antes da bênção das alianças, a daminha ou casal entrará pelo corredor principal e farão a entrega para a noiva, logo após, permanecerão ao lado dos noivos até finalizar a cerimônia.

As alianças podem ser levadas em cestinhas, mini-bandejas de prata, almofadinhas em renda, veludo ou ainda em mini-bouquê de flores confeccionado com as mesmas utilizadas no da noiva, dá um efeito especial essa combinação.

 

Quem paga os trajes?

Os noivos são os responsáveis pelo pagamento das roupas das meninas das flores e/ou das daminhas. Os pais apenas pagam os sapatos, mas se os noivos pretenderem inclui-los no orçamento dos vestidos, também não há mal algum.
Atenção: Seja qual for o estilo que você escolher para a menina das flores ou daminha, lembre-se sempre de vesti-la como uma criança, que transmite pureza e leveza na hora do cortejo. É importante também não exagerar na maquiagem da criança.

 

Confira também: Daminhas e Pajens: Os abre-alas da cerimônia

 

Beijos