Post Content
convites-de-casamento

Convites de Casamento
Credito: Galeria de Convites

O momento da escolha do convite de casamento é um dos mais especiais do processo de organização desse dia tão importante. É quando a “ficha cai” para a maioria dos noivos, pois normalmente é o primeiro momento que vão visualizar todos os dados do seu casamento no papel, como e seu nome, dos seus pais, dia, hora e local de realização do grande dia.

É como se nesse momento, tudo se transformasse em oficial e real.

Os modelos de convites de casamento que existem hoje no mercado são os mais diversos e atendem a todos os perfis de noivos e casamentos. A variedade de papéis, cores, tipos de fechamento, letras, é imensa. Para facilitar a escolha, o importante é que os convites traduzam um pouco do espírito dos noivos e também da cerimônia e festa, afinal, esse será o primeiro contato dos convidados com o casamento.

Os convites clássicos ainda são os mais populares entre os noivos, pois são neutros e combinam com vários perfis de casamento. Cores claras e papéis discretos, com fechamento em fitas ou lacres de alta qualidade, com relevo, fazem parte das características do clássico.

convites-de-casamento-ednobispo

Convite de Casamento Clássico | Crédito: Edno Bispo

convites-de-casamento

Convite de Casamento Clássico | Crédito: Alessandro Varela

 

convite-de-casamento

Convite de casamento | Credito: Edno Bispo

Para casamentos na praia, campo ou que acontecem de dia, com caráter menos formal, os convites artesanais, elaborados com papel reciclado ou materiais mais rústicos, são muito procurados.

É possível brincar com fechamentos mais criativos como conchas e flores, e ainda abusar das cores.

Alguns noivos gostam de inovar e fazer convites bem personalizados, com desenhos, monogramas, detalhes em renda, bichinhos como os love birds, imagens que remetam à história do casal, e ainda dar um toque da cor predominante da decoração.

Formatos e cores que fogem do tradicional, também estão presentes nessa modalidade de convite.

 

convites-de-casamento

Convites de Casamento | Crédito: Galeria de Convites

convites-de-casamento-aboutlove1

Convites de Casamento | Crédito: AboutLove

Para calcular a quantidade de convites de casamento, é importante que você tenha elaborado a lista de convidados. Com base na lista, é possível identificar as famílias, casais e solteiros, e assim, somar a quantidade de cada um, para chegar ao total necessário de convites. Normalmente, o número de convites gira em torno da metade da quantidade de convidados da festa. Por exemplo, se sua festa tem 300 convidados, a média é de 150 convites.

É importante encomendar algumas unidades adicionais para emergências. Pode acontecer de o calígrafo errar no momento que estiver escrevendo nos convites, algum convidado de última hora pode surgir, pode acontecer de você esquecer alguém, assim, é importante ter convites extras para atender a esses imprevistos.

Para o acabamento dos convites, o ensaque em plástico ou em envelopes de papel vegetal são os mais comuns, pois com sua transparência, é possível visualizar bem o conteúdo e ainda dar a proteção necessária no processo de transporte para a entrega.

convites-de-casamento

Convites de Casamento | Crédito: Galeria de Convites

 

Um detalhe que também faz a diferença nos convites, é a forma que são endereçados aos convidados. Já falamos sobre a etiqueta dos convites de casamento aqui.

Não só o tipo de escrita (formal, descontraído), mas se serão escritos manualmente, com calígrafos, ou se serão colocadas tags.

foto_letratrama

Caligrafia para convites | Crédito: LetraTrama

foto_aboutlove2

Convites e Tags | Crédito: AboutLove

E você? Já escolheu o seu estilo predileto?

 

Não deixe de conferir as matérias:

Como escrever um convite de casamento?

6 dicas para não errar na escolha do seu convite de casamento

Beijos