Post Content

Quando o assunto é convite de casamento, as noivinhas costumam deixar para resolver mais tarde, bem próximo da data do casamento. Isso porque, comparando com todas as outras etapas que envolvem um casamento, o convite parece ser a parte mais fácil e rápida de se resolver.

Parece, mas não é bem assim. Os convites de casamento, embora seja recomendado entregá-los com 1 mês de antecedência, são motivo de preocupação das famílias dos noivinhos, que muitas vezes fazem questão de entregá-los bem antes do grande dia.

Sendo assim, adiante-se e deixe os convites prontos com meses de antecedência. Assim, você garante a tranquilidade de todos, e a entrega dos convites pode ser mais planejada e sem correrias de última hora.

Mas afinal, o que escrever no convite de casamento? Essa costuma ser uma dúvida de muitas noivinhas. Mas antes de falar sobre a estrutura de um convite, vale lembrar que cada casal pode inovar em relação a esse item, ou seja, o convite de casamento não precisa necessariamente seguir um modelo padrão.

Entretanto, existem alguns itens que a etiqueta do convite de casamento estabelece para que ele seja bem entendido pelos convidados. São eles:

  1. Nomes completos dos pais dos noivos (no caso de o pai ou a mãe já terem falecido, usa-se o nome da pessoa seguido da frase: “In memorian”.
  2. Nomes dos noivos (o mais comum é sem sobrenomes) abaixo dos respectivos nomes dos pais.
  3. Horário e data do casamento
  4. Nome e endereço da igreja
  5. Nome e endereço do local da festa
  6. Lista de presentes (lojas ou site) (*Opcional)
  7. Dados para confirmação de presença (telefone, e-mail ou site)

 

Noivas do Brasil | Crédito: Marcos Felice

Noivas do Brasil | Crédito: Marcos Felice

 

Mas quando o assunto é o que escrever no convite de casamento, o casal pode optar por inserir uma frase ou um trecho de uma música especial para os dois, personalizando ainda mais o convite. Além disso, existem opções lindas e engraçadas de bonecos para colocar na arte do convite. Outra coisa bastante utilizada são as caricaturas dos noivos. Enfim, para deixar o seu convite com a cara de vocês, a imaginação e a criatividade são o limite!

O interessante é que hoje existem modelos de convites de casamento para todos os estilos de noivinhos, dos mais tradicionais aos mais irreverentes. Se você não encontrar um convite do jeito que você imaginou, faça-o você mesma e surpreenda os seus convidados.

Noivas do Brasil | Crédito: Dani Rocha

Noivas do Brasil | Crédito: Dani Rocha

Noivas do Brasil | Crédito: Dani Rocha

Noivas do Brasil | Crédito: Dani Rocha

 

Endereçando corretamente o convite de casamento:

Depois de tudo pronto, chega a hora de escrever os nomes dos convidados nos convites. Atrás do convite, deixe um espaço para que os nomes fiquem legíveis. Nessa etapa, existem algumas regras que você pode seguir para não errar:

  1. Para um casal de convidados, escreva o nome dele seguido do nome dela. –  Ex: João e Ana
  2. Para um casal de convidados casados, escreve o nome dele seguido “e família. – Ex: João Carlos e Família:
  3. Para solteiros, escreva o nome completo da pessoa. – Ex: Ana Maria de Alencar Silva
  4. Para uma família inteira, escreva o nome do pai/genitor  “e família”. – Ex: Sr. Carlos Alberto Saraiva e Familia
  5. Se vocês não souberem o nome da esposa ou namorada de um convidado, escreva “Fulano e Esposa” ou “Fulano e Namorada”.

 

O ideal é entregar os convites em mãos, mas com a correria da vida dos noivos, nem sempre é possível.Nesse caso, os pais do casal podem entregá-los e, se o convidado mora em outra cidade, envie o convite pelo Correio com um envelope que combine com as cores do convite, se achar necessário.

O importante é que o convite seja escrito com carinho e dedicação.

Assim, seus convidados se sentirão importantes e queridos por vocês.

Até a próxima!