Post Content

Casamento Bilíngue

Hoje em dia em um mundo sem fronteiras, casais de diferentes nacionalidades decidem unir-se e o casamento bilíngue se impõe. Seja numa cerimônia de casamento simples com uma benção ou até mesmo a tradicional cerimônia religiosa com direito a festa de casamento, perfil muito visto nos “destination weddings”.

Sendo os noivos de nacionalidade diferentes, alguns cuidados precisam ser tomados para que noivos, familiares e convidados sintam-se acolhidos e possam estar cientes de tudo que irá acontecer no grande dia. Neste caso, é preciso possibilidade de celebrar um casamento bilíngue, com direito inclusive a tradução simultânea.

casamento-bilingue

Casamento Bilingue : Convites e Celebrante | Credito: Edno Bispo

Convite de casamento bilíngue

Uma duvida muito comum entre os noivos é como informar os familiares e convidados que o casamento bilíngue irá acontecer?

Como seus convidados irão entender todas as etapas da celebração? A dica é faça um “convite de casamento bilíngue”, já que muitas vezes esse é o primeiro contato que seus convidados terão com o evento, e é a partir dele, que eles irão idealizar como será.

Sabemos que o convite de casamento é a “porta de entrada” do enlace, e com certeza, uma celebração entre duas nacionalidades necessita que as informações sejam ditas de forma clara e objetiva. Confeccionar um convite bilíngue é a sua primeira função.

Inclusive, se o casamento for um Destination Wedding, lembre-se que é preciso enviar o convite com antecedência mínima de 6 meses.

Outro ponto que os noivos devem se preocupar na organização de um casamento bilíngue é com o celebrante e a forma como a cerimônia será conduzida. Se um dos cônjuges for de nacionalidade diferente da brasileira e não entende o português, é interessante que o próprio celebrante fale as duas línguas (português e a do membro estrangeiro), e que faça a celebração nas duas línguas.

convite-casamento-bilingue-phattdesign

Convite Casamento Bilíngue – Credito: Phatt Design

casamento-bilingue

Convite Casamento Bilíngue – Credito: ZankYou

casamento-bilingue

Casamento Bilingue : Convites e Celebrante | Credito: Nobile

casamentp-bilingue

Casamento Bilingue : Convites e Celebrante | Credito: Scards

Celebração Bilíngue

O primeiro passo para definir a celebração de um casamento bilíngue é escolher em qual dois será o idioma principal da cerimônia. Como isto é feito?

Através do número de convidados, ou seja, o que tiver mais, será o principal) ou pelo local no qual será celebrado, já que as vezes é difícil conseguir um celebrante bilíngue. A informação que haverá uma cerimônia bilíngue, tranquilizará seus convidados. Não esqueça de acrescentar esta informação no convite do casamento.

Um outro fator tão importante quanto o convite, é a organização de um casamento como um todo e como a cerimônia será conduzida. Se for possível, é interessante que o próprio celebrante fala as duas línguas (por exemplo: português e a do membro estrangeiro) e que este faça a celebração nas duas línguas.

Um dos momentos mais esperados são os “votos de casamento“, onde todo mundo quer escutar o que os noivos estão ali naquele momento dizendo um para o outro. Este momento pode ser dito também nas duas línguas. Mas se os votos forem longos, você pode utilizar as novas tecnologias. Com uma tela no local (se for permitido claro!), no momento dos votos matrimoniais, aparecerá na tela o texto dos votos da língua secundária. Outra maneira é distribuir para os convidados presentes um folheto com os textos dos votos de casamento já traduzidos. Confesso que não gosto desta ultima opção.

Uma cerimônia de um casamento bilíngue, se você souber intercalar as línguas e combiná-las de forma que seja compreensível harmonicamente para todos pode ser inesquecível.

Este momento é mágico e eu tenho certeza que irá comover cada um dos seus convidados, amigos e familiares presentes, pois você preparou e pensou em tudo com muito carinho.

casamento-bilingue

Casamento Bilingue : Convites e Celebrante | Credito: Edno Bispo

 

Caso você não encontre um  celebrante bilíngue, outra opção é a contratação de um intérprete, que fará a tradução simultânea na cerimônia para que todos possam entender, sentir e emocionar-se com o que está sendo dito.

 

Até a próxima!

 

Beijos,

Paty Fortes

 

Leia também:

– Como escrever um Convite de casamento

– Convites de casamento com estampas

– Convites de casamento e seus tipos de letras

 

Você pode baixar o aplicativo do Noivas do Brasil de graça na Play Store (Android)

O aplicativo da Noivas do Brasil também está disponível gratuitamente na App Store (IOS – iPhone e iPad).