Post Content

O momento de convidar as madrinhas e padrinhos do casamento não é uma tarefa fácil, principalmente se as famílias e grupos de amigos do noivo e da noiva forem muito grandes, já que normalmente esses são os mais escolhidos para participar desse momento especial da vida do casal. Assim, é importante que os noivos tenham em mente qual a importância que os padrinhos possuem no casamento, para facilitar a escolha.

As madrinhas e padrinhos do noivo e da noiva tem a missão de auxiliar o casal desde os preparativos do casamento até o grande dia, ajudando a organizar o que for necessário e demandado pelos noivos.

Como exemplo, a realização do chá de panela ou chá bar, ajudar a noiva a escolher o vestido e o noivo a comprar o seu terno, levar as alianças no dia do casamento ou até mesmo ajudar resolver problemas inesperados que aconteçam ao longo do grande dia.

Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo
Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo

 

Os padrinhos devem ser escolhidos com muito carinho e com certeza vão tornar a cerimônia e a festa do casamento mais alegre. O sugerido é que a família dos noivos esteja representada pelos parentes mais próximos, e também pelos amigos do noivo e da noiva que fazem parte do convívio deles. O importante é que as pessoas escolhidas façam parte da vida do casal e que tenham muita afinidade com eles.

Noivas do Brasil | Crédito: Liliane Gimenez
Noivas do Brasil | Crédito: Liliane Gimenez e André Ricardo

 

Noivas do Brasil | Crédito: Edno BispoNoivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo

 

Noivas do Brasil | Crédito: Alessandro Varela
Noivas do Brasil | Crédito: Alessandro Varela

 

A quantidade de casais de padrinhos varia bastante, e tem se observado um número bem grande, por exemplo, nos casamentos que acontecem em Recife, chegando até a 20 casais, sendo 10 do lado da noiva e 10 do noivo!

Não há um número padrão, e dependendo do espaço disponível para a cerimônia, que deve ser o medidor para a definição da quantidade de padrinhos, esse número pode ser bem flexível. Porém, muito cuidado para a quantidade definida não ser muito grande e acabar ficando deselegante, e lembre-se que o importante é ter pelo menos um casal para as formalidades de assinatura dos papéis do casamento oficial.

Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo
Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo

Como os padrinhos são convidados especiais, merecem um convite especial. É legal convidá-los pessoalmente, com certa antecedência, para que eles possam se preparar para o grande dia. O ideal é que seja com pelo menos 6 meses antes do casamento, podendo ser antes, principalmente se eles morarem em outra cidade.

O convite impresso pode ser entregue quando estiver pronto, junto com os demais convidados, porém, para acompanhá-lo, pode-se planejar a entrega de lembrancinhas diferenciadas para esses casais, como um mimo para ressaltar a sua importância!

Noivas do Brasil | Crédito: Taciana Souto
Noivas do Brasil | Crédito: Taciana Souto

Se o espaço do casamento for pequeno e dificultar ainda mais a escolha dos padrinhos, por ter que convidar uma quantidade menor de pessoas, uma saída pode ser conversar com os familiares e amigos, explicando a situação e de repente fazer um sorteio entre eles. Para prestigiar os que não foram escolhidos para participar do cortejo, pode-se entregar as lembrancinhas especiais junto com o convite para todos eles e os convidar a participar das fotos oficiais.

Já que as madrinhas e padrinhos serão figuras de destaque na cerimônia e muito requisitadas para as fotos oficiais, é fundamental orientá-los relação à roupa que devem usar no grande dia. Eles devem vestir trajes adequados e em linha com a proposta do casamento. Algumas noivas optam por definir uma cor específica para as madrinhas, mas no geral, se a cerimônia for religiosa e tradicional, as mulheres devem dar preferência aos vestidos longos e não devem usar branco e preto. Já os homens, podem optar por um terno escuro com camisa branca e gravata discreta.

Noivas do Brasil | Crédito: Liliane Gimenez e André Ricardo
Noivas do Brasil | crédito: Liliane Gimenez e André Ricardo
Noivas do Brasil | crédito: Liliane Gimenez e André Ricardo

Importantíssimo lembrar que como os padrinhos farão parte do cortejo de entrada, é preciso que sejam bem orientados pelo cerimonial em relação ao horário que devem chegar.

Normalmente a indicação é que seja com uma hora de antecedência do marcado para a cerimônia, já que os homens tem que colocar as lapelas e a entrada precisa ser organizada adequadamente.

Noivas do Brasil | crédito: Liliane Gimenez e André Ricardo

Em resumo, os padrinhos devem ser pessoas que os noivos podem contar para o que der e vier, que são muito próximas do casal e com certeza serão testemunhas especiais no dia mais importante de suas vidas.

 

E aí? Ficou mais fácil escolher os padrinhos do seu casamento?

 

Até a próxima!