Post Content
Definir a data e o local para o casamento são os primeiros passos na organização desse dia tão especial.

 

Alguns noivinhos sonham que o seu grande dia tenha o mesmo cenário onde os pais casaram, ou já tem um carinho especial por alguma igreja ou casa de recepção, o que torna o processo de escolha mais fácil! Mas para os que não têm muita ideia de onde será comemorado o seu grande dia, preparamos umas dicas para ajudar nesse processo.

 

Seguem as dicas:

 

1)       Pensar em como seria o cenário ideal para a cerimônia e recepção para o casamento, de acordo com o seu perfil e do noivo, e também levando em consideração a época do ano. Os cenários podem ser os mais variados como as tradicionais igrejas e casas de festa, um restaurante, um hotel ou resort, uma casa no campo, uma casa na praia, ou até mesmo no salão de festas do seu prédio!

 

Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra Noivas do Brasil | Fotografia: Tahis Carvalho

 

2)       Definindo o cenário, o próximo passo é procurar o espaço ideal, levando em consideração a data do casamento, a quantidade de convidados e o orçamento destinado para o evento.

 

3)       Prestar bastante atenção ao acesso e a estrutura do local para o casamento. O lugar, preferencialmente, deve ser fácil de chegar e possuir uma estrutura adequada em termos de espaço, cozinha, área livre, banheiros, fraldário, para acomodar bem o evento e os convidados. Se tiver estacionamento próprio, melhor ainda, assim já é possível reduzir o número de manobristas a serem contratados e fazer uma economia.

 

Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra

 

4)       Quando visitar os espaços, tentar imaginar onde ficaria cada componente da sua festa, como o local do palco para a banda e a pista de dança, o lugar onde o bolo vai ficar, onde seriam colocadas as mesas dos convidados, lounge, o buffet e a mesa de digestivos.

 

Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra

 

5)       Se o casamento for ao ar livre, verificar a necessidade de toldo, climatizadores e até mesmo de um sobre piso em alguns locais estratégicos, caso o piso seja de grama ou areia.

 

Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra Noivas do Brasil | Fotografia: Tahis Carvalho

 

6)       Visitar os espaços decorados e preparados para um casamento é uma ótima opção para visualizar como ficaria do dia, e pode ser uma ótima forma de ajudar na definição do local do seu evento.

 

7)       Quando for contratar o espaço, verifique todos os detalhes do contrato e analise bem os itens que estão inclusos no mesmo. No caso da igreja, por exemplo, verifique se o padre já está incluso no valor contratado, ou na casa de recepção, verifique se já estão inclusos serviços como segurança, manobrista, gerador e até o mobiliário, assim, você evita gastos extras ou até a contratação de algum fornecedor sem necessidade.

 

8)       É legal que o espaço tenha um quarto ou sala reservado para os noivos, que permita que eles possam fazer um lanche, para que a noiva possa se trocar ou tirar o véu, e também para guardar os pertences e presentes entregues no momento da festa.

 

 Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra

 

9)       Se a opção foi por um Destination Wedding , ou seja, um casamento realizado em local diferente da cidade dos noivos, é importante prestar atenção no acesso, nas possibilidades de transporte e locais para hospedagem dos convidados, e também na estrutura de cozinha e banheiros, por exemplo. E, além disso, é essencial analisar bem os fornecedores locais, para evitar surpresas desagradáveis e maiores gastos.

 

Noivas do Brasil | Fotografia: Ricardo Cintra

 

10)       Lembrar que o local do evento deve ser agradável não só para os noivos, mas também para os seus familiares, amigos e demais convidados.

 

11)       Conversar com pessoas que já realizaram o seu casamento em determinados locais, também é muito válido! A troca de experiências é sempre muito bem vinda!

 

Por fim, ressaltamos que contratar uma assessoria para a organização de casamentos é excelente e pode ajudar bastante não só na definição do local como na contratação de todos os fornecedores do casamento, principalmente para quem não tem muito conhecimento do ramo, não tem muito tempo disponível para realizar as pesquisas, não gosta desse processo de organização ou simplesmente pelo fato de que um profissional experiente pode trazer tranquilidade e resultado adequado.

 

———————————————————————————————————————————————————————–
Confira também: 5 dicas para você não errar na decoração do seu casamento clicando AQUI!!!
———————————————————————————————————————————————————————–

 

 

Até a próxima!