Post Content

O que falar quando o destino une com muito amor, duas pessoas de tradições e culturas diferentes?! Foi assim o casamento em Recife da Jane Érika e Ossamu que aconteceu no último dia 26 de Outubro de 2013 e contou com uma cerimônia com base na religião Japonesa (Oomoto). Uma cerimônia pra lá de diferente (a começar pelo os trajes dos noivos), especial, rica em detalhes e cores.

casaento-japones-em-recife-jane-e-ossamu

O “Sim” de Jane Érika e Ossamu | Casamento Japones | Foto: Edno Bispo

Antes de falar do Casamento Japones, vamos conhecer um pouquinho da história deles?

A Jane Érika conheceu o Ossamu na faculdade de medicina. “No início éramos amigos e depois muito amigos e aí no quinto período (são 12) a gente começou a ver que o sentimento tinha mudado. Na verdade alguns amigos perceberam antes da gente kkkkkk e aí no sexto período começamos a namorar. Noivamos cerca de 6 meses depois da formatura, em uma viagem pra Europa. Nenhum dos dois nunca tinha ido pra nenhum país da Europa. Foi uma viagem dos sonhos! E o pedido veio em um passeio de gôndola em Veneza!, conta Jane”.

Perguntei  como foram os preparativos e se ela tinha ficado muito nervosa? Não. Na verdade fui super prática. Muitas amigas minhas se casaram ou estão se casando agora então já sabia mais ou menos o que eu queria.”  Sobre a cerimônia japonesa, ela ainda completa: “O Pai de Ossamu nasceu no Japão e a mãe nasceu aqui no Brasil, mas também é filha de japoneses. Ambos os avós do noivo são japoneses e fizeram questão de manter a tradição da cultura.”

Mas você deve estar se perguntando: como foi a cerimônia?

Oomoto é a religião dos pais de Ossamu” conta Jane. Para quem não conhece, Oomoto (大本), também é conhecida como Oomoto-kyo, fundada em 1892 por Nao Deguchi (1836-1918) que possui raízes Xintoístas – uma religião de um único povo, a ponto de povo e religião formarem uma só coisa com a cultura, a história e a mentalidade. E como em Recife não existe ainda nenhuma sede, todos os celebrantes vieram de São Paulo para realizar o casamento japones de Jane Érika e Ossamu.

casamento-japones-edno-bispo

O Casal de velhinhos simbolizam o Deus Criador da união dos casais
Foto: Edno Bispo

Por ser a cultura japonesa milenar, ela é cheia de simbolismos, rituais delicados e encantadores, e um deles é o casamento. Cada aspecto do casamento japonês conspira para que o casal tenha uma vida harmoniosa e próspera. Um fato que chama atenção e difere-se dos casamentos ocidentais: a noiva é a última a entrar e última a sair da cerimônia!

Bem, em frente ao altar podemos observar um enfeite, chamado de SHIMA-DAI (*). São colocados diversos objetos como símbolos. O Casal de velhinhos, por exemplo, simbolizam o Deus Criador da união dos casais; O pinho (por não desfolhar e não mudar de cor facilmente) é colocado do Shima-dai declarando para o casal que nesses longos anos de vida em comum, o amor possa mantê-los sempre unidos. Muito lindo não?

(*) O SHIMA-DAI possui o GROU (um dos símbolos mais tradicionais do Japão é uma ave sagrada – tipo garça para os Brasileiros – que simboliza paz e vida longa) e uma Tartaruga, que representam a felicidade que o casal poderá desfrutar por muitos e muitos anos.

casaento-japones-em-recife-2

O Kimono Japonês | Foto: Edno Bispo

E a roupa da noiva? A Jane usou primeiramente um Kimono  (com uma camada branca por baixo), típico do casamento japonês que os celebrantes trouxeram para ela para ser usado durante a cerimônia.

Para quem não sabe, o Kimono japonês é uma das vestes tradicionais mais conhecidas do mundo.

A palavra Kimono significa “coisa de vestir” (kiru=vestir, mono=coisa), em outras palavras, “roupas”, e até meados do século 19 foi a roupa usada por todos no Japão.

Logo após, ela usou um lindo vestido de noiva.

Jane conta que:  “fez o vestido com Lucy Botelho. Levei varias fotos e pedi uma montagem: a saia de uma foto, busto de outra, cinto de outra, costas de outra e assim por diante. Amei o resultado! Lucy e Solange foram super fofas mudando todos os detalhes ate que ficasse do jeitinho que eu queria”.

A cerimônia e festa do casamento japones de Jane Érika e do Ossamu aconteceu no Porto Fino Zona Sul. Quem assinou a decoração temática foi Anderson Barbosa. O belo registro fotográfico foi assinado por Edno Bispo, amigo e parceiro aqui do blog. A filmagem ficou por conta da Glacé Filmes. E os deliciosos docinhos ficou por conta de Anna Corina, Lana Bandeira e Lucinha Cascão. Uma loucura! Josana Alves estava a frente de toda a coordenação do evento.

casamento-japones-6 casamento-japones-7 casamento-japones-8 casamento-japones-13 casamento-japones-4 casamento-japones-10 casamento-japones-shimadai casamento-japones-detalhes

casamento-japones-89 casamento-japones-91 casamento-japones-92 casamento-japones-90 casamento-japones-88 casamento-japones-82 casamento-japones-71 casamento-japones-65 casamento-japones-67 casamento-japones-68 casamento-japones-69 casamento-japones-77 casamento-japones-66 casamento-japones-70 casamento-japones-15 casamento-japones-5 casamento-japones-19 casamento-japones-20 casamento-japones-1 casamento-japones-2 casamento-japones-5 casamento-japones-24 casamento-japones-25 casamento-japones-23 casamento-japones-28 casamento-japones-27 casamento-japones-29 casamento-japones-31 casamento-japones-36 casamento-japones-37 casamento-japones-34 casamento-japones-41 casamento-japones-39 casamento-japones-40 casamento-japones-42 casamento-japones-47 casamento-japones-48 casamento-japones-44 casamento-japones-97 casamento-japones-50 casamento-japones-49 casamento-japones-51 casamento-japones-52 casamento-japones-53 casamento-japones-54 casamento-japones-57 casamento-japones-58 casamento-japones-59 casamento-japones-61 casamento-japones-62 casamento-japones-64 casamento-japones-84

 

Você ainda pode curtir um pouquinho do video de casamento da Jane Érika e do Ossumo logo abaixo. Inspire-se!!!

Jane & Ossamu – Short Movie from Glacé filmes on Vimeo.

Jane Érika e Ossamu, desejo que vocês cultivem esse amor e cumplicidade por toda a vida.

Felicidades! Muito obrigada por compartilhar o grande dia de vocês!

 

Quem Fez:

Docinhos Anna Corina, Lana Bandeira e Lucinha Cascao / Montagem doces e beijinhos: Açúcar Eventos /  Local e Buffet: Porto Fino Zona Sul / Filmagem: Glacé Filmes / Foto: Edno Bispo / Decoração: Anderson Barbosa / Espumante: Ingá / Lembrancinhas: irmã do noivo (Lika) / Bem casados: Dona Wilde / Barman: Balaca / Chopp Brahma / Whisky: Duty Free / Sushi: Quina do Futuro / Cerimonial: Josana Alves / Vestido: Lucy Botelho / Cabelo e Maquiagem: Eliana Fulco

 

E mais:

Hanging Wedding Cake: Você sabe o que significa?