Post Content

Muitas noivas tem o sonho de casar na Igreja, de branco, com véu e todas as tradições que um casamento traz em sua bagagem, mas nem sempre esse sonho é tão tranquilo, pois atualmente, dependendo da igreja que você for escolher para casar, há fila de espera ou até mesmo, agenda lotada para nos próximos 12 meses. Por isso é bom ter uma certa antecedência e um bom planejamento.

Já que o assunto hoje é casamento, você sabia que o casamento Católico é um dos mais tradicionais e procurados entre os noivinhos?!

Mas você sabe de onde vem o casamento católico e suas tradições?

 

Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo

Noivas do Brasil | Crédito: Edno Bispo

O que se sabe é que ele surgiu na Roma Antiga, com as primeiras cerimônias religiosas dentro do modelo que conhecemos hoje. A instituição do casamento representou a dissolução da poligamia, que muitos homens praticavam na época. Sendo o casamento um dos sete sacramentos da igreja católica, ele passou a ser considerado uma regra social e, como tal, definiu instituições importantes para a sociedade, como a estrutura de família, por exemplo, embora tenha sido bastante modificada até os dias atuais.

Mesmo com todas as mudanças sociais que estamos presenciando, incluindo a independência financeira da mulher em relação ao homem, além do advento de outras religiões além da católica, a busca pelo casamento católico continua crescendo. Prova disso são as listas de espera de algumas igrejas, em que as noivas devem marcar o seu casamento com anos de antecedência.

Noivas do Brasil | Crédito:  Mauro Stani

Noivas do Brasil | Crédito: Mauro Stani

Casamento católico: rituais e tradições:

Os noivos podem escolher se querem celebrar o casamento com ou sem missa. O casal, batizado pela igreja católica, deve apresentar os documentos exigidos pela Cúria Diocesana, que consiste basicamente nas certidões de batismo atualizadas.

É importante que os noivos se encontrem, antes do casamento, com o padre que celebrará a cerimônia. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança com o padre, fundamental para que esse momento seja ainda mais especial para os noivos e convidados.

Agora vamos à cerimônia, considerando os rituais do casamento católico:

Noivas do Brasil | Crédito: Tahis Carvalho

Noivas do Brasil | Crédito: Tahis Carvalho

1ª etapa: Entrada dos pais, padrinhos, noivo e noiva.

2ª etapa: Acolhimento e ritual inicial: o padre dá as boas vindas aos presentes.

3ª etapa: Liturgia – Nas orações, existem algumas partes que permitem que os noivos escolham as orações do matrimônio, como as leituras entre as três existentes, e o salmo responsorial.

4ª etapa: Homilia – O padre explica o sentido das leituras e a importância do sacramento no casamento.

5ª etapa: Celebração – O padre pergunta aos noivos sobre a vontade de casarem e serem fiéis um ao outro, e, em seguida, os noivos respondem.

6ª etapa: Os noivos se dão as mãos e consentem.

7ª etapa: Bênção e troca das alianças.

Noivas do Brasil | Crédito: Ricardo Cintra

Noivas do Brasil | Crédito: Ricardo Cintra

Noivas do Brasil | Crédito: Alfredo Toscano

Noivas do Brasil | Crédito: Alfredo Toscano

8ª etapa: Oração universal ou dos fiéis, momento em que o padre ora pelos noivos, pela união, pela igreja católica e pelos falecidos e carentes.

9ª etapa: Liturgia da eucaristia.

10ª etapa: Oração e bênção final.

11ª etapa: Saída dos padrinhos e dos noivos. É a parte mais descontraída da cerimônia, quando os noivos podem tirar fotos mais à vontade e começar a comemorar essa grande conquista.

Noivas do Brasil | Crédito: Tahis Carvalho

Noivas do Brasil | Crédito: Tahis Carvalho

Aproveite o “Agora pode beijar a noiva”, que está entre as tradições do casamento católico e seja muito feliz com o seu príncipe!

 

Até a próxima!