Post Content

Entre as coisas que todo apaixonado gosta de comemorar, estão os aniversários do casal. No começo são os aniversários de namoro, que depois de casados são substituídos pelas bodas de casamento. E entre elas estão as bodas de trigo, que marcam os três anos de casados.

Origem das Bodas

A palavra “boda” vem do latim, e sua origem é a partir do termo “vota”, que significa “promessa”, se referindo então aos votos e promessas feitos no dia do casamento.

Mas a comemoração das bodas começou na Alemanha, aonde era comum que nas pequenas vilas, as pessoas presenteassem os casais que completavam 25 e 50 anos de casados, com uma coroa de prata e de outro, respectivamente.

Esta tradição deu origem as comemorações das bodas de prata e de ouro, que são as mais comemoradas e conhecidas. Porém hoje, existem nomes para denominar as bodas de todos os anos de um casamento, e até mesmo cada um dos meses do primeiro ano.

bodas-de-trigo-1

Comemorando as Bodas de Trigo! | Crédito: TácomMel

 

Simbologia

O nome das bodas começa com os materiais mais frágeis e a cada ano ele é substituído por algo mais valorizado e importante. Aos três anos de casados, o casal comemora a bodas de trigo, que também é chamada de bodas de couro.

O trigo representa a fartura, a prosperidade, a alegria, e a união, e simboliza o processo de se preparar a terra para ver o trigo brotar e alimentar a sua relação por muitos anos. Enquanto isso, o couro simboliza a proteção e faz referência ao contato diário da pele que o casal vivência.

Just Married

Comemorando as Bodas de Trigo | Crédito: Boterli Linkar

Como Comemorar

A comemoração da bodas de trigo vai depender obviamente o desejo do casal. Entretanto, é mais comum que as primeiras comemorações de bodas sejam mais íntimas e realizadas a dois, sem a presença de amigos ou familiares.

Em geral, são as bodas maiores que se tornam eventos sociais e envolvem mais pessoas além do casal. Mas obviamente, nada impede que o casal convide os familiares e amigos mais íntimos para celebrar esta data, em especial se eles já tiverem filhos e queiram compartilhar esse momento feliz.

Para quem quer reunir os amigos e parentes, uma sugestão é fazer uma noite de queijos e vinhos em casa. Selecione apenas as pessoas realmente mais íntimas, e reúna a todos para uma noite descontraída. Quando pensar na decoração para bodas de trigo, leve o seu elemento mais importante em consideração, e aposte em arranjos e enfeites que sejam adornados com ramos de trigo.

Outra opção é uma viagem a dois, que vai depender do orçamento e da disponibilidade de tempo do casal. Vale tudo, desde uma viagem a um local paradisíaco, como a Tailândia, por exemplo, ou uma escapada de final de semana para um hotel fazenda romântico e perto da cidade.

E para os casais que não tem o hábito de sair, um jantar em um restaurante chique pode ser uma boa ideia para marcar a ocasião e sair da rotina ao mesmo tempo.

bodas-de-trigo-4

Comemorando as Bodas de Trigo

Presentes para Bodas de Trigo

TrigoComo presentes vocês podem se basear no nome das bodas e apostar em itens que tenham couro ou trigo. Carteiras, bolsas, sapatos, cintos, pastas, jaquetas e outros objetos feitos em couro e que combinem com o estilo do parceiro são perfeitos.

Arranjos que contem com trigo também são ótimos, sejam itens decorativos ou mesmo um bouquet de flores. Essa é uma boa oportunidade para colocar suas habilidades manuais em prática e apostar em um item no estilo “faça você mesmo”. Caso sua especialidade seja na cozinha, pratos com trigo, como um bom caseiro, também são ideias inovadoras.

O casal pode ainda apostar em um presente para os dois e fazer um book fotográfico romântico para marcar a data, e nenhum cenário seria melhor nesta situação, do que um lindo campo de trigo.

 

Confira também:

– O que significa Bodas de Casamento?

– Bodas de Papel

– Bodas de Diamante