Post Content

Dúvida frequente das Noivas: contrato uma assessoria ou cerimonial ? O que devo contratar? Para esclarecer de vez esses questionamentos, tentaremos explanar os motivos pelos quais você deve ou não optar em contratar uma assessoria de casamento.

Vivemos num mundo super corrido, dividindo as atenções entre estudo, trabalho, família, amigos, laser, o que vem tornando o tempo livre escasso. A falta de tempo tem resultado para alguns, em falta de tempo inclusive a organizar o próprio casamento, o que tem sido um dos fatores (mas não primordial) para a noiva buscar outras maneiras de organizar e planejar seu casamento.

Da simplicidade das cerimônias religiosas e comemoração com bolo e champanhe (como foi o casamento dos meus pais), e até as mais super produzidas, o casamento vem tornando-se um sonho cada vez mais elaborado e por vezes, complexo.  Alguns são uma verdadeira superprodução! Outros, porem podem requer maior atenção, por exemplo, os Destinations Weddings. Para se tornar realidade e para que ele saia perfeito, todo planejamento – seja para casamentos grandes ou pequenos – requer bastante trabalho e dedicação.

Com o objetivo de tentar auxiliar nessa organização, mais uma categoria surge no mercado: as assessorias de casamento. O que muitos não sabem é que está consultoria já era e continua sendo feita pelos cerimoniais. Mas… sigamos a pauta.

Esse auxílio, muitas vezes é o ideal para aquelas noivas que moram longe, que querem fazer um Destination Wedding ou até mesmo, não tem tempo suficiente para estar atrás dos fornecedores do seu casamento (tarefa que na minha época, diga-se de passagem, eu adorei fazer!) Este tipo de serviço também é ideal para aquelas noivas que não gostam ou não tem paciência para participar de todo o  processo de planejamento do evento e preferem ter está facilidade em mãos.

O trabalho da assessoria tem início com uma conversa detalhada com os noivos (presencial ou via skype) , no intuito de conhecê-los, entender suas necessidades, ideias, perfil do casamento e situação financeira, para assim, poder indicar a contratação dos fornecedores que se enquadram dentro do seu evento. Também faz parte do trabalho da assessora , auxiliar na contratação dos profissionais da cerimônia e recepção, apresentando várias, ou disse várias, boas opções que temos em nosso amplo marcado.

Algumas assessorias também entram a fundo e estão cada vez mais presentes na composição do look da noiva, o que por ora pode ser super proveitoso, e por outra nem tanto. É necessário que se faça deixar claro que, cada profissional é responsável pela sua área. Em outras palavras, pitaco de cozinheiro italiano nem cozinha japonesa não faz o menor sentido, pode  agregar algum valor sim (ou não!).

Uma das maiores dúvidas da noiva é em relação ao modelo do vestido de casamento que vai usar, além de que tipo de penteado escolher, que maquiagem usar, qual tipo ideal do Buque, etc. Pergunte ao seu estilista, ao seu maquiador, ao seu florista, pergunte ao profissional especialista na sua área. Tenho certeza que eles irão ajudar na melhor escolha para você!

assessoria-de-casamento

Noivas do Brasil | crédito: Marcos Felice

Assessoria x Cerimonial

É MEGA importante diferenciar o trabalho da assessoria e do cerimonial de casamento. A assessoria vai tentar te ajudar na organização e gestão do evento, auxiliando na contratação de fornecedores, na definição do formato da festa, na participação (ou não) nas reuniões, podendo ou não fornecer também o serviço de cerimonial no dia do casamento. O assessor de casamento deve fornecer  o checklist e informações do casamento e dos fornecedores contratados para o cerimonial com antecedência. Sendo assim, o serviço da assessoria finaliza no dia anterior do evento.

Já o cerimonial é o maior responsável pelas as atividades relacionadas ao dia do casamento, e muitos também fazem toda essa consultoria previa de fornecedores e auxiliam nos contratos. Tambem são responsáveis pela confirmação dos fornecedores e serviço/produtos que foram contratados, pela organização das entradas dos pais, padrinhos, pajens e noivos na cerimônia, por todo o cortejo, pela distribuição brindes, auxilio dos profissionais que estão trabalhando no momento do casamento, orientação dos convidados e familiares  ao que for necessário, resolução de problemas que podem surgir ao longo do grande dia e também nos procedimentos de finalização da festa, como a distribuição dos materiais e contagem de bebidas. O cerimonial é o maestro principal do seu evento. É ele quem irá estar a frente do seu casamento e para que o mesmo sai do jeitinho que você sonhou.

Você deve estar se perguntando se o investimento em uma assessoria é realmente necessário e se vale à pena?! Eu te digo: Sim e Não!

Como falamos anteriormente, se você não quer ter trabalho, ou não tem tempo para dedicar-se a todo o planejamento e organização do SEU casamento (que é bem grandinho por sinal), ou adora ter uma pessoa a todo momento resolvendo tudo do seu casamento, e pode investir em mais um contrato e quer ter essa comodidade, então a resposta é SIM. Mas se você gosta de conhecer pessoas, de estar a frente de toda organização e de cada detalhe, se você  quer colocar a mão na massa,  não precisa. Inclusive assessoria de casamento é na verdade o nome dado a aquela consultoria que os cerimoniais já fazem quando são contratados alguns cobram um pouco a mais por este serviço, outros não (quando casei em 2010 minha cerimonialista me ajudou em muito por completo!) Há excelentes cerimoniais que já prestam essa consultoria no seu pacote. quase um 2 em 1!

Você pode baixar o check-list dos profissionais a serem contratos para seu casamento na internet, que são muitos – exemplo dos principais contratos tirando local da cerimônia e da festa: decoração, fotografia, filmagem, cerimonial, buffet, etc. Ler os diversos blogs que nossa internet disponibilizam e que são tão cheios de dicas, inspirações e informações para você começar a se familiarizar com este mundo.

Noivas do Brasil

Noivas do Brasil | crédito: Edno Bispo

O importante é fazer com que o seu sonho torne-se realidade e que no dia do casamento você possa olhar para tudo e ter a certeza que tem a cara de vocês, que foi do jeitinho que vocês imaginam. Eu tive essa experiência, organizei e estive a frente de TUDO do meu casamento, e foi simplesmente, perfeito (tirando o fato que troquei o meu vestido de noiva no dia do meu casamento, o restante saiu tudo conforme havia contratado, sonhado!) Esse fato eu conto em outro post ok? rsrsrs

Lembre-se, você pode e deve estar a frente de todas as contratações. Conheça os profissionais da área, veja qual faz o seu perfil, o perfil do seu casamento. Pesquise! Pesquise! Pesquise! Pesquise! Pesquise! O que é bom para um, não necessariamente é bom para você. O que está na moda, não necesssriamente faz o seu estilo.

Ahhhh, só mais um detalhe: dentro do “budget” estimado para o seu evento, há sem dúvidas no mínimo, vários (eu disse vários!) profissionais que podem lhe atender, não apenas um ou dois que lhe foi indicado. Veja com qual você e o noivo se identificam! Marquem degustação! Marquem para conhecer de perto o trabalho deles! Conheça os profissionais do seu casamento! A internet está aí ao seu favor…. pesquise! E tem mais, muitos fornecedores/profissionais por terem esse contato direto com a noiva, proporcionam condições ou vantagens especiais. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

assessoria-de-casamento-1

Credito: Liliane Gimenez e André Ricardo

assessoria-de-casamento

Crédito: Gustavo Vanassi

 

 

Até a próxima!

 

Você pode baixar o aplicativo do Noivas do Brasil de graça na Play Store (Android)

O aplicativo da Noivas do Brasil também está disponível gratuitamente na App Store (IOS – iPhone e iPad).